sexta-feira, 15 de junho de 2012

ANTROPOLOGIA APLICADA:USOs DOS CONHECIMENTOS ANTROPOLOGICOS


Anotações do Livro “Antropologia Aplicada”
Frans Moonen, São Paulo, Editora Ática, 1988.


MOONEN, Frans. Antropologia Aplicada. São Paulo: Àtica, 1988.

Como qualquer outra ciência, a antropologia tem suas utilidades praticas.  Porém poucas pessoas sabem disto. É muito difícil encontrar antropólogos em repartições publicas nas indústrias, no comercio ou em outras instituições


Para muitas pessoas, o primeiro (e provavelmente o ultimo) encontro com a antropologia acontece na universidade. 

            [Relativizar pois muitas universidades e muitos cursos não tem Antropologia.Por             exemplo: Enfermagem, Medicina,Educação Física Unemat]

“A impressão que normalmente fica é que se trata de uma disciplina talvez interessante e bonita, mas puramente teórica, sem utilidade pratica alguma” (7)

 A aplicação dos conhecimentos antropológicos é bem recente (primeira metade do século XlX), com o surgimento na Europa da chamada “antropologia colonial”, a serviço dos administradores coloniais visando a manutenção do sistema de dominação e exploração colonial.

Esse tipo de antropologia, embora hoje condenada mundialmente, continua existindo nas Américas[principalmente os Estados Unidos] onde é utilizada na administração de reservas indígenas e para resolver problemas entre índios e brancos.  (8)

 Nos Estados Unidos, a antropologia foi utilizada pelos militares, durante a 2ª Guerra Mundial, para obter informações estratégicas dos povos inimigos (territórios, costumes etc.)

 Antropólogos foram utilizados em serviços de espionagem e em programas contra – revolucionários na America Latina, na Ásia e na Índia.

 No Terceiro Mundo, a antropologia teve utilidade pratica em programas de mudança cultural dirigidos e de modernização, principalmente em comunidades rurais. (8)


 Especialização e Diversificação.

Os primeiros antropólogos estudavam os seres humanos em sua totalidade.  De modo geral, dominavam todos os campos de estudo da antropologia da época.

No decorrer do tempo, com a ampliação dos conhecimentos antropológicos, tornou-se difícil saber de tudo, e começaram a surgir os primeiros setores especializados da antropologia, como a antropologia física, a arqueologia, a lingüística e a antropologia cultural e social.

A partir da década de 50, a antropologia [cultural] foi se diversificando e surgiram as mais variadas especializações;

1 – A especialização quanto ao tipo de sociedade que se estuda: antropologia das sociedades tribais, antropologia das sociedades camponesas, antropologia urbana etc.
[Antropologia Afro-Brasileira]

2 – a especialização temática: antropologia social, antropologia econômica, antropologia política, antropologia medica [Antropologia da Saúde] etc.

3 – e para completar o quadro surgem especialistas em determinadas áreas geográficas: antropólogos “americanistas”, “africanistas”, “oceanistas”.   (11)


Tecnicas de Coleta de dados utilizados na Antropologia  [Cultural]

Os antropólogos dispõem de uma gama de técnicas de pesquisa de campo, que costumam ser chamadas de técnicas qualitativas.

As técnicas mais utilizadas com a antropologia[Cultural] são
                        Observação participante
                        Entrevista
                        Questionário aberto


Observação   [A Antropologia Física (Biológica) utiliza outros métodos mais próximos das           Ciências Biológicas: analises genéticas, datações com carbono 14,analise   fisicas,químicas e biológicas etc.]

Estas técnicas são realizadas pelo próprio antropólogo, um convívio direto e se possível prolongado com o universo [local, comunidade] a ser pesquisado.


Outras técnicas utilizadas na antropologia
            - uso de fontes históricas
            - tradição oral
            - tecnicas audiovisuais
            - aplicação de testes psicológicos


Normalmente o antropólogo usará varias técnicas ao mesmo tempo, de acordo com as necessidades e as circunstancias.  (17)


Nenhum comentário:

Postar um comentário