terça-feira, 18 de junho de 2013

RESUMO ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL (DESIGUALDADE SOCIAL, STATUS)

ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL   (DESIGUALDADE SOCIAL, STATUS)


1 – SOCIEDADES HUMANAS

Nas sociedades Humanas, simples (por exemplos : povos indígenas) e sociedades complexas (por exemplo: sociedade ocidental, nossa sociedade) existem diferenciação social, baseada em diferentes critérios:
                        Classe social
                        Raça
                        Sexo
                        Idade
                        Parentesco  etc.

Entre algumas espécies de animais (abelhas, formigas, aves domesticas) existem formas embrionárias de estratificação social.
Nestes casos o ponto de referencia para distribuição e atribuição de prestigio no grupo é determinado biologicamente por mecanismos instintivos[AM1] .                47
Toscano, 1984.

As Sociedades Humanas tem possuem Organização Social (Estrutura Social) que são os modos padronizados, segundo os quais os grupos e os indivíduos são organizados e relacionados uns com os outros na Sociedade 147.  texto 2

A convivência humana a longo prazo só é possível na medida em que:             45
1-  os indivíduos  conhecem as pautas de conduta vigentes no grupo, as aceitam e se conduzem, na pratica, de acordo com elas.
2- Consenso a respeito das normas e dos valores próprios de cada grupo
3 -Existência de indivíduos ocupando posições diferentes e gozando de distintos graus de prestigio social.  Texto 1

Nas sociedades humanas as posições sociais de seus membros são desiguais. De acordo com Mello (1986) “a bibliografia etnográfica parece confirmar a existência de desigualdade em todas as sociedades até hoje estudadas. Tal desigualdade contudo varia de sociedade a sociedade e dentro de uma mesma sociedade, de época  a  época.” (302).
Afirma que a diferenciação social primeiramente é baseada em critérios de sexo e idade, , talvez por se tratar de elementos mais próximos a natureza , tidos como evidentes e mais convicentes.               Texto 3

Contudo afirma que a desigualdade ou a diferenciação social  não é “natural” e derive das diferenças biológicas.  A diferenciação social parece ser cultural p 303.
[deriva do valor que cada cultura da a cada um destes fatores]

As diferenças não derivam de fatores biológicos.  As relações sociais humanas levam a uma sistema hierárquico e que os homens [e as mulheres] reforçam esta predisposição através do processo de Endoculturação [socialização]               303  texto 3

Para Toscano (1984)
O estudo da estratificação social é um dos campos mais interessantes da sociologia [das ciências sociais]. É através dele que vamos entender, em grande parte, as conseqüências sociais das desigualdades entre os seres humanos e as lutas para aprofundar estas diferenças ou atenuá-las, seja para dar-lhes um caráter menos injusto.                      47


1.1 – STATUS, PAPEL SOCIAL

Conceito de Status
Status de um individuo – é uma posição social com referencia aos outros membros da sociedade, enquanto determinada por um conjunto de atributos ou a soma generalizada de todos os seus atributos,   HOEBEL; FROST, 1976, p149

Cada individuo tem tantos status quantas são as características conhecidas do individuo na Cultura

Status é a posição social que um individuo tem em uma sociedade.
Pode ser alto, médio, baixo

Status   Elevado                       150
É aquele que da prestigio. As atitudes relacionadas a ele são de deferência, reverencia, submissão e subordinação daqueles que tem status inferior[AM2] .

O prestigio traduzido em ação significa poder- a capacidade de influenciar ou orientar o comportamento de outros.

Status como conceito sociológico e/ou antropológico difere de status no senso comum , que significa pessoa com posição social elevada em uma sociedade[por exemplo devido a posse de bens, nível educacional, profissão, parentesco]

Status é a posição que o individuo ocupa na sociedade
Papel é o aspecto dinâmico deste status [direitos, deveres, funções]

As pessoas não têm apenas um status e um papel.  Cada um tem, simultaneamente, muitos status e desempenham vários papeis

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Para Linton
Um individuo ao efetuar os direitos e os deveres de seu status está desempenhando um papel

[Analogia de status com os cargos de uma companhia e papel como sendo as funções e ações, determinadas para cada cargo]

Papel Geral- representa a soma total dos papeis de um individuo e determina o que ele deverá fazer na sociedade e o que pode esperar da sociedade.   134

Status e papel combinados representam [determinam] as atitudes e o comportamento que os indivíduos devem assumir para tomar parte na manifestação expressa do padrão [fixado pela sociedade em que vive, Controle Social]                      134

Status e papel servem para reduzir [passar para] a termos individuais os padrões ideais de vida social.

“tornam-se modelos para a organização das atitudes e do comportamento individuais, de maneira a torná-los coerentes com os dos indivíduos que tomam parte na manifestação de um padrão”                     134

Quanto mais os membros de uma sociedade se ajustam aos seus status e papeis mais suavemente [tranquilamente] funcionará a sociedade


2 -  FATORES UTILIZADOS PARA DETERMINAR POSIÇÃO SOCIAL EM UM SOCIEDADE HUMANA (indicadores de diferenciação social, desigualdade)

2. 1 - De acordo com Mello (1986) são sexo, idade, outros tipos (genealogia ou descendência, a ocupação [profissão]).

2.2 –  Para Linton (19--)
Pontos de referencia para atribuição de status  136
            Idade
            Sexo
            Morte
            Parentesco biológico
                        Filiação
                        Casamento
            Nascimento em um certo grupo, socialmente estabelecido (classe social, casta)
            Pericia [habilidade] técnica ou outras habilidades

2.3 -   Toscano (1984)
Pontos iniciais de Referencia nas formas de organização e de estratificação
            Sexo
            Idade
            Nível de inteligência
            Características somáticas [corporais]               Portadores de anomalias físicas
            Relações econômicas  (bens)
            Relações Políticas  (poder)


Relações de poder                45
Em torno do qual constituem os Sistemas Políticos.
Estão baseadas, na existência, dentro de um mesmo grupo, de indivíduos ocupando posições diferentes em termos daquele poder.
            Os que governam e os que são governados
            Os senhores e os escravos
]           os dominantes e os dominados
            Os patrões e os empregados

Relações Econômicas           46
Aparece nas sociedades que contam em seu seio com diferenças bem nítidas
            Na divisão social do trabalho
            Nos modos de distribuição dos produtos deste trabalho
            Nas formas de propriedade dos bens de produção [terra, fabricas etc.]
           

4 -  HOEBEL; FROST, 1976
Estas características são:                      148
            Idade
            Sexo
            Traços corporais
            Experiências sociais especificas
            Filiações

Também tem status que derivam de posse de certas combinações de traços, por exemplo:
            A sabedoria
            A coragem
            A cortesia
            A generosidade
            A serenidade.                          148

TIPOS DE STATUS de acordo com  LINTON (19--)
            Atribuído
            Adquiridos

Status Atribuído
São que designam os indivíduos sem referencia às diferenças de capacidades inatas.

Status Adquirido
São os requerem qualidades especiais.  Não são atribuídos aos indivíduos deste o seu nascimento, mas ficam entregues à competição e ao esforço individual.

Em todas as sociedades se escolhem pontos de referencia, para atribuição de status            136

Pontos de referencia para atribuição de status  136
            Idade
            Sexo
            Morte
            Parentesco biológico
                        Filiação
                        Casamento
            Nascimento em um certo grupo, socialmente estabelecido (classe social, casta)
            Pericia [habilidade] técnica ou outras habilidades

Em relação à Idade – é empregada com freqüência, pois todos os indivíduos atravessam o mesmo ciclo de crescimento, maturidade e declínio, sendo possível predizer os status cuja ocupação será determinada pela idade e fazer com exatidão o adestramento correspondente 136
 [fazer relação com Socialização]                    

O uso da idade como ponto de referencia para estabelecimento de status é tão universal quando ao sexo.
Todas as sociedades reconhecem no mínimo três grupos de idade: as crianças, os adultos e os velhos                      138

As diferenças físicas entre a criança e o adulto são facilmente reconhecíveis e a passagem da infância à maturidade é marcada por acontecimentos fisiológicos que permitem datá-las.
A criança torna-se homem, não quando atinge a maturidade física, mas quando é formalmente considerada por sua sociedade como um homem [ou uma mulher]   138

É difícil perceber a passagem da idade adulta para a velhice    139

Autor menciona dados onde a passagem de adulto para velho varia em determinadas culturas.            139

Refere-se a vontade dos jovens para serem considerados socialmente adultos, devido a diferença de direitos entre as crianças e os adultos

As atitudes entre pais e filhos, a importância dada as crianças na estrutura da família variam enormemente de uma cultura para outra

[mudam no decorrer do tempo exemplo crianças na Inglaterra durante a Revolução
Industrial.  Casamento de meninas, antigamente no Brasil]

Em algumas sociedades, os status atribuídos aos velhos variam muito.  Em algumas tem diversas funções e são valorizados, em outras tratados como inúteis

[lembrar que em alguns povos, no passado, os velhos eram abandonados para morrer (Japoneses, esquimós (no passado), alguns povos indígenas. Como os velhos são tratados atualmente]

Devido à perda de status em algumas culturas os adultos ao envelhecerem se recusam a mudarem de status               141


No caso da idade os fatores biológicos envolvidos na mudança de status, parecem secundários em relação aos fatores culturais para determinar o conteúdo do status.            140

Em relação ao sexo [biológico] – a divisão e atribuição de status com base no sexo é básica em todos os sistemas sociais.
Todas as sociedades prescrevem aos homens e às mulheres atitudes e atividades diferentes. A maioria delas tenta racionalizar estas prescrições em termos de diferenças fisiológicas entre os sexos e entre seus papeis no processo de reprodução. 136

Estudos comparativos dos status atribuídos aos homens e às mulheres, realizados em diferentes culturas indicam que as atribuições são quase inteiramente determinadas pela cultura.              136

As características psicológicas atribuídas aos homens e às mulheres em diferentes sociedades variam tanto, que só podem ter pequena base fisiológica.     136

Status de Morto
Em nossa sociedade como em muitas outras não se pensa a pessoa morta como continuando membro da comunidade. 
Entretanto, em algumas culturas a pessoa morta continua fazendo parte da sociedade, apenas mudando de status       142

Status com referencia ao parentesco biológico      142

Em todas as sociedades os parentescos biológicos são usados para determinar alguns status [atribuídos]

Em varias sociedades variam:   143/144
            Os status delegados às pessoas relacionadas pelo sangue
            O parentesco consangüíneo reconhecido como pontos de referencia para atribuição   de Status.

Atribuição de Status com referencia à fatores puramente sociais           146/147
            Diferenças individuais quanto a pericia técnica ou outras habilidades
            Baseada no pertencimento à alguma unidade social [clube, instituição]
            Subjugação de uma sociedade por outra
                                   [como os europeus e norteamericanos são tratados no Brasil]

Tendência de transmissão hereditária de status obtidos por fatores sociais

Os membros de uma divisão social [classe, grupo social, casta] tentam transmitir aos seus descendentes as vantagens obtidas [status obtido] e ao mesmo tempo impedir a entrada de indivíduos pertencentes as divisões inferiores.                        147

Em uma classe social ou casta haverá uma serie de status peculiares aos seus membros [internos] e atribuídos por sexo, idade, parentesco.                   147

STATUS ADQUIRIDO        148
Todos os sistemas possuem um numero variável de status abertos às realizações individuais. [estudo, concorrência]

Nas sociedades existe um numero limitado de status que requerem dons especiais para serem preenchidos.  Tais status ficam entregues à competição  148
                        [papel da educação formal para a mobilidade (ascenção) social]

[Entretanto, essa competição é limitada pelo status de sexo, idade, afiliações sociais [raça]. Ou seja, alguns status apesar de não haver uma proibição formal, são inacessíveis para pessoas de status considerados inferiores e, portanto inadequado]

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HOEBEL; FROST, 1976

Status Conseguido  [Adquirido]                   149
É o que é obtido através de grande esforço, através de competição
O individuo tem de dominar a função primeiro, antes de obter o status.
            [Exemplo estudar e formar antes de começar a exercer uma profissão]

São os baseados em habilidades tecnológicas ou artesanato; no sobrenatural, no estado conjugal e na liderança política                        149

Status Conseguido não-universal.                    149
Incluem os que se baseiam em habilidades [conseguidas com esforço]
            - habilidades de caça
            - destreza em jogos e danças
            - na bravura e na estratégia na guerra
            - na capacidade de caçar
            - na aptidão em contar estórias
            - na posse ou distribuição de riquezas
            - na mutilação corporal]
            - na filiação em varias associações especializadas [CREA, OAB, Maçonaria]

As culturas [sociedades] que enfatizam o status conseguido (adquirido) são marcadas pela mobilidade social interna, luta social, pela competição e individualismo           149

As vantagens dos sistemas sociais que enfatizam os status atribuídos esta em ter pouca tensão social e ansiedade

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Status sexuais e funções
A dicotomia de sexo é um fato biológico sobre o qual são construídos os status determinados culturalmente.              151

Não esta estabelecido o que é biológico e o que é cultural nas diferenças de sexo para todos os tipos de atividades               150

Certas funções fisiológicas [dar a luz, amamentar] são ligadas ao sexo

Divisão Sexual das funções do trabalho                       152/53

Embora cada sociedade divida o trabalho dos homens e o das mulheres, o que é claramente trabalho dos homens em uma sociedade pode ser trabalho de mulher em outra

Os estudos antropológicos encontraram no mundo certas atividades que são mais atribuídas aos homens e outras que são mais atribuídas as mulheres  152

Atividades mais comuns para as mulheres (em três quartos de todas as sociedades) por poder ser realizadas, mas proximidades do fogo e das crianças recém nascidas
            Colher alimentos e combustível
            Moer grãos e sementes
            Preparar provisões para guardar
            Tecer
            Trabalhar com cerâmica, em cestos e esteiras

Trabalhos masculinos
            Caça
            Pesca (84%)
            Pastorear gado (mas não é valido para outros animais)

A participação de homens e mulheres na horticultura e na agricultura varia de região para região

EM SUMA, aposição antropológica é que certos comportamentos [atividades] ligados ao sexo tem base biológica, embora sujeitos a modificações culturais dentro de limites.  As funções em qualquer sociedade devem ser observadas empiricamente [pois variam de uma sociedade para outra]  152

Status e funções de idade        153/54

Os status de idade são reconhecidos em todas as sociedades. O mínimo universal inclui pelo menos três categorias: criança, adulto e pessoa idosa               153

criança             153
Tem status baixo
Exceto em conseqüência de outro fator que não seja idade: principezinho, quando lhe é atribuído qualidades sobrenaturais.                        153

Idade adulta
Significa participação plena nas responsabilidades e privilégios da sociedade.
Significa casamento, paternidade, vida política, religiosa, econômica e de agremiação  154
            [Lembrar que em muitas sociedades existem ritos de passagem de criança para          adulto, podendo haver testes rigorosos para verificar se o jovem consegue   suportar alguns rigores da vida de adulto na referida sociedade]

Idosos             154
Status varia, em algumas sociedades tem status de respeito, reverencia e privilegio em virtude de atributos que lhes são atribuídos por causa da idade

Em outras sociedades a manutenção de pessoas idosas é um luxo que muitas sociedades não conseguem manter. De forma que a prática do Senilicidio era no passado praticado [exemplo entre os esquimós, no Japão antigo vide filme Balada de Narayama]

Nas sociedades estáveis a experiência dos mais velhos é valiosa e respeitada
Nas sociedades (culturas) que se transformam rapidamente o conhecimento dos idosos perde o valor por ser ultrapassado.            155

Status instáveis: ritos de transição [de passagem]                  155/56

As mudanças de status são freqüentemente apreendidas como situações de crise.
Na transição de um status básico para outro, a pessoa deve deixar o seu status anterior e ser incorporada em um outro.
Nesta fase intermediaria a pessoa em transição é vista e considera a si mesma, com angustia  [adolescentes e suas crises na Sociedade européias ou com influencia européias (sociedades urbanas da America do Sul e America do Norte)]

O jovem esta deixando as funções familiares e não adquiriu as funções novas.
Ela é imprevisível, perigosa – uma ameaça para si mesma e para seus companheiros. Daí, em muitas sociedades, ser isolada, posta em quarentena – as vezes ser “morta”ritualmente.
155

No clímax dos ritos de passagem ela renasce como uma pessoa nova e mais amadurecida, bem instruída nas funções novas, pronta a ser reincorporada na vida da comunidade.     155

A tortura nos ritos de puberdade de muitas tribos australianas e africanas chega a extremos de crueldade. Mas essa crueldade pode ser vista como tendo uma racionalidade funcional.  São atos que significam plenitude sexual e social dos homens num tipo de sociedade que rejeita e suprime culturalmente a significação da mulher     155

Ritos de transição existem em movimentos contemporâneos da mudança social como os “Black Power” e os pentecostais                        156
Tendo a característica básica de ter um “compromisso pessoal” assumido por um ato ou experiência que separa o convertido de maneira significativa da ordem estabelecida (ou de uma posição anterior nesta ordem)

Funções dos ritos de transição
Através do ritual e da cerimônia, lança-se uma ponte por sobre os abismos hiantes do medo e da duvida, ponte essa que leva os indivíduos para além do estado de transição até chegarem sãos e salvos à terra firme do novo status que os espera do outro lado.  156

Para os que dela participam e para os que a ela assistem, a cena e a cerimônia dão a certeza de que, como o neófito renasce assim a vida e a sociedade renascerão através dos intermináveis ciclos da regeneração           156

Riqueza e Status             157

A posse de riqueza não é, para os povos primitivos mais simples, um status determinante de grande significação.

Entre alguns povos a distribuição de alimentos e haveres traz prestigio as pessoas.

A riqueza móvel dava alto status e a riqueza acumulada trazia desprezo.

POTLATCH               158
Era uma instituição sofisticada de festas acompanhadas por uma liberal distribuição de presentes pelo anfitrião e seus parentes aos hospedes de outra linhagem ou tribo.
Não era a riqueza que dava o status, era a posse legitima de prerrogativas honorificas, as quais estavam ligadas a nomes específicos e títulos, que eram hereditários, mas que não podiam ser usados antes de terem recebidos publicamente num Potlatch.


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TOSCANO

Relação da Educação com o status papeis sociais e função social           50
Para o professor primário é de maior importância o estudo e a compreensão desta questão, devido as implicações que o tema tem com a educação, enquanto processo institucionalizado de atribuição de status e de distribuição de funções socialmente significativas.

Nas sociedades complexas, é principalmente através da educação que se provê o funcionamento normal das organizações e instituições de uma sociedade, através da seleção e da preparação dos tipos mais adequados às inúmeras funções [que a sociedade necessita para funcionar e existir]  [MOBILIDADE SOCIAL]

A preparação profissional, ao nível da escola, por exemplo, é uma forma racional de se preparar, nas novas gerações, as condições de desempenho satisfatório de todas as funções sociais significativas e que contribuem para o processamento normal da vida coletiva.

A escola é considerada como um dos veículos mais democráticos de afirmação ou conquista de status, uma vez que, pelo menos teoricamente, todos os que chegam até e o fazem em igualdade de condições.          50
[refletir sobre a relatividade desta afirmação].

[é interessante refletir sobre]
como a sociedade valoriza diferentemente o professor e o militar.
Quais os critérios para se fazer esta hierarquização?
Quem, que grupo ou classe social tem o poder de determinar o status de cada profissão?
Se este poder é igual para todos os grupos sociais?

Relação entre socialização e o status e papeis sociais
Órgãos socializadores

Sistemas Básicos de Estratificação Social.

Existem três tipos básicos de estratificação social                    52
            Em castas
            Em ordens, estados ou estamentos
            Em classes [sociais]

O autor antes de continuar o texto se refere a importância de se diferenciar:
            Grupo
            Grupo ou categoria profissional
            Classe social

Grupo             52
Refere-se a uma pluralidade de indivíduos identificados por uma qualidade que todos possuem igualmente.
Exemplo: os estudantes, os descendentes de japoneses, os mendigos, os menores de 18 anos

Grupo ou categoria profissional       52
Refere-se a uma categoria social que se distingue das outras por desenvolver o mesmo tipo de atividade permanente que lhe serve de meio de vida.
[] Exemplo: os dentistas, os professores, os bancários

Classe social              52
Tem dois sentidos
No sentido mais amplo – abrange as diferentes camadas que constituem a sociedade, em função de suas atividades no processo econômico e do grau de prestigio que o exercício destas atividades confere.
Exemplo: na sociedade colonial brasileira: escravos e senhores

No sentido restrito – refere-se às diferentes camadas sociais que se relacionam entre si no processo de produção, nos moldes da sociedade industrial, sob o regime político da democracia liberal.

Além da estratificação em classes, a Sociologia registra outras duas formas tipicas de divisão da sociedade em camadas dispostas em diferentes posições e desenvolvendo papeis, também diferentes:             52 - 53
            Sociedade de castas
            Sociedade de ordens sociais, estados ou estamentos

Sociedade de castas              53 - 54
É uma forma de estratificação social ainda vigente na Índia.
Existem centenas de castas, mas que derivam de 4 castas básicas,que representam partes do corpo de Brama (uma divindade Indú)
            a) brâmanes ou sacerdotes , saidos segundo a tradição ,da boca de Brama
            b) Kshatrias,formados pelos guerreiros,saídos dos braços de Brama;
            c) yaysias, que eram agricultores e comerciantes,saídos dos músculos da perna de      Brama
            d) sudras, representados pelos artesões e operários e saídos dos pés de Brama


Sistema de castas da Índia.


Essas castas deram origem à centenas de subcastas.
Existências de pessoas sem casta (párias)

Os elementos considerados básicos para a manutenção do sistema de castas são
            - Base religiosa,crença na origem divina da estratificação e da organização social e     na punição ou premio na reencarnação;
            - endogamia,proibição de casamento fora da casta;
            -  caráter hereditário da casta
            - reconhecimento e obediência ao sistema de casta, pelos membros das diferentes      castas e os párias
           

Sociedade de ordens sociais, estados ou estamentos        54 – 55

A base desses sistemas de estratificação social eram o direito e o costume que sancionavam e consagravam os privilégios de cada grupo particular, acatando o principio das desigualdades naturais e hereditárias.
Ocorreu no passado em diversos locais: Roma, Grécia, no período Clássico e na França,antes da Revolução Francesa
Na sociedade romana- patrícios,plebeus e escravos
Na  sociedade ateniense – nobres,classes livres e escravos
Na França,onde os grupos que tinham reconhecimento oficial e se faziam representar na assembléia [nacional]eram nobreza, clero e a burguesia.

[Organização da sociedade em classes sociais]
Baseando na posição em relação aos meios de produção, em alguns casos nos níveis de renda [e de formação cultural]

Burguesia,Latifundiário
Pequena Burguesia
Proletariado urbano e rural

Classe A,B,C, D ,E
[Mencionar texto de Pedrinho Guareschi]

A estratificação social constitui-se a partir de uma escala de valores socialmente hierarquizados, em que se atribui a um conjunto complexo de caracteres um peso maior ou menor.             (TOSCANO, 1984, p.47)

No texto o autor apresenta exemplos de catalogações de indivíduos em status distintos na sociedade humana
            Sexo
            Raça
            Portadores de anomalias físicas

Concluiu que em qualquer destes casos, não foi a característica de sexo, de etnia ou de higidez que determinou o tratamento diferenciado. E sim o valor positivo ou negativo que o grupo atribui a estes caracteres.             47

Por este sistema de estratificação social [valor positivo ou negativo que se atribui a caracteres biológicos e sociais] os seres humanos se agrupam ou se reagrupam constantemente: uns ocupam posições de mando e outros de obediência, alguns poucos são altamente considerados, e muitos outros são desconsiderados.                 47

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BIBLIOGRAFIA

HOEBEL, E Adamson; FROST, Everett. L. Antropologia Cultural e Social. São Paulo:Cultrix, 1976.

MELLO, Luiz Gonzaga de. O problema da desigualdade. In:________________. Antropologia Cultural: Iniciação, Teorias e temas. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1986.

TOSCANO, Moema. Estratificação Social. In: ____. Introdução à Sociologia Educacional . 5.ed. Petrópolis:Vozes, 1984. cap. 4, p.45 – 58.








Também entre determinados grupos de animais e insetos existem alguns membros do grupo que ocupam diferentes posições entre eles
            Por exemplo – rainha, zangão, operaria , entre as abelhas
                                   Algum animal dominante entre bovinos, aves etc



Status e palavras – uso de pronomes : Vossa Excelência, Majestade, Reverendíssimo, Magnífico, Doutor, Senhor, Senhora.

Status e roupa e adereços – toga de juiz, anel de profissão; capa dos Juízes do supremo Tribunal no Brasil, insignas militares

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