ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
(DESIGUALDADE SOCIAL, STATUS)
1 – SOCIEDADES HUMANAS
Nas sociedades Humanas, simples (por exemplos : povos
indígenas) e sociedades complexas (por exemplo: sociedade ocidental, nossa
sociedade) existem diferenciação social, baseada em diferentes critérios:
Classe
social
Raça
Sexo
Idade
Parentesco etc.
Entre algumas espécies de animais
(abelhas, formigas, aves domesticas) existem formas embrionárias de
estratificação social.
Nestes casos o ponto de
referencia para distribuição e atribuição de prestigio no grupo é determinado
biologicamente por mecanismos instintivos[AM1] . 47
Toscano, 1984.
As Sociedades Humanas tem possuem Organização Social
(Estrutura Social) que são os modos padronizados, segundo os quais os grupos e
os indivíduos são organizados e relacionados uns com os outros na Sociedade
147. texto 2
A convivência humana a longo
prazo só é possível na medida em que: 45
1- os indivíduos
conhecem as pautas de conduta vigentes no grupo, as aceitam e se
conduzem, na pratica, de acordo com elas.
2- Consenso a respeito das normas
e dos valores próprios de cada grupo
3 -Existência de indivíduos
ocupando posições diferentes e gozando de distintos graus de prestigio
social. Texto 1
Nas sociedades humanas as
posições sociais de seus membros são desiguais. De acordo com Mello (1986) “a
bibliografia etnográfica parece confirmar a
existência de desigualdade em todas as sociedades até hoje estudadas. Tal
desigualdade contudo varia de sociedade a sociedade e dentro de uma mesma sociedade,
de época a época.” (302).
Afirma que a diferenciação social
primeiramente é baseada em critérios de sexo e idade, , talvez por se tratar de
elementos mais próximos a natureza , tidos como evidentes e mais convicentes. Texto 3
Contudo afirma que a desigualdade
ou a diferenciação social não é “natural”
e derive das diferenças biológicas. A
diferenciação social parece ser cultural p 303.
[deriva do valor que cada cultura
da a cada um destes fatores]
As diferenças não derivam de fatores biológicos. As relações sociais humanas levam a uma
sistema hierárquico e que os homens [e as mulheres] reforçam esta predisposição
através do processo de Endoculturação [socialização] 303 texto 3
Para Toscano (1984)
O estudo da estratificação social
é um dos campos mais interessantes da sociologia [das ciências sociais]. É
através dele que vamos entender, em grande parte, as conseqüências sociais das
desigualdades entre os seres humanos e as lutas para aprofundar estas
diferenças ou atenuá-las, seja para dar-lhes um caráter menos injusto. 47
1.1 – STATUS, PAPEL SOCIAL
Conceito de Status
Status de um individuo – é uma
posição social com referencia aos outros membros da sociedade, enquanto
determinada por um conjunto de atributos ou a soma generalizada de todos os
seus atributos, HOEBEL; FROST, 1976,
p149
Cada individuo tem tantos status quantas são as
características conhecidas do individuo na Cultura
Status é a posição social que um individuo tem em uma
sociedade.
Pode ser alto, médio, baixo
Status Elevado 150
É aquele que da prestigio. As atitudes relacionadas a ele
são de deferência, reverencia, submissão e subordinação daqueles que tem status
inferior[AM2] .
O prestigio traduzido em ação significa poder- a capacidade
de influenciar ou orientar o comportamento de outros.
Status como conceito sociológico e/ou antropológico difere
de status no senso comum , que significa pessoa com posição social elevada em
uma sociedade[por exemplo devido a posse de bens, nível educacional, profissão,
parentesco]
Status é a posição que o
individuo ocupa na sociedade
Papel é o aspecto dinâmico deste
status [direitos, deveres, funções]
As pessoas não têm apenas um status e um papel. Cada um tem, simultaneamente, muitos status e
desempenham vários papeis
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Para Linton
Um individuo ao efetuar os direitos e os deveres de seu
status está desempenhando um papel
[Analogia de status com os cargos de uma companhia e papel
como sendo as funções e ações, determinadas para cada cargo]
Papel Geral- representa a soma total dos papeis de um
individuo e determina o que ele deverá fazer na sociedade e o que pode esperar
da sociedade. 134
Status e papel combinados representam [determinam] as
atitudes e o comportamento que os indivíduos devem assumir para tomar parte na
manifestação expressa do padrão [fixado pela sociedade em que vive, Controle
Social] 134
Status e papel servem para reduzir [passar para] a termos
individuais os padrões ideais de vida social.
“tornam-se modelos
para a organização das atitudes e do comportamento individuais, de maneira a
torná-los coerentes com os dos indivíduos que tomam parte na manifestação de um
padrão” 134
Quanto mais os membros de uma sociedade se ajustam aos seus
status e papeis mais suavemente [tranquilamente] funcionará a sociedade
2 - FATORES
UTILIZADOS PARA DETERMINAR POSIÇÃO SOCIAL EM UM SOCIEDADE HUMANA (indicadores
de diferenciação social, desigualdade)
2. 1 - De acordo com Mello (1986) são sexo, idade, outros
tipos (genealogia ou descendência, a ocupação [profissão]).
2.2 – Para Linton
(19--)
Pontos de referencia para atribuição de status 136
Idade
Sexo
Morte
Parentesco
biológico
Filiação
Casamento
Nascimento
em um certo grupo, socialmente estabelecido (classe social, casta)
Pericia [habilidade]
técnica ou outras habilidades
2.3 - Toscano (1984)
Pontos iniciais de Referencia nas formas de organização e de
estratificação
Sexo
Idade
Nível
de inteligência
Características
somáticas [corporais] Portadores de anomalias físicas
Relações
econômicas (bens)
Relações
Políticas (poder)
Relações de poder 45
Em torno do qual constituem os
Sistemas Políticos.
Estão baseadas, na existência,
dentro de um mesmo grupo, de indivíduos ocupando posições diferentes em termos
daquele poder.
Os
que governam e os que são governados
Os
senhores e os escravos
] os
dominantes e os dominados
Os
patrões e os empregados
Relações Econômicas 46
Aparece nas sociedades que contam
em seu seio com diferenças bem nítidas
Na
divisão social do trabalho
Nos
modos de distribuição dos produtos deste trabalho
Nas
formas de propriedade dos bens de produção [terra, fabricas etc.]
4 - HOEBEL;
FROST, 1976
Estas características são: 148
Idade
Sexo
Traços
corporais
Experiências
sociais especificas
Filiações
Também tem status que derivam de posse de certas combinações
de traços, por exemplo:
A sabedoria
A coragem
A cortesia
A
generosidade
A
serenidade. 148
TIPOS DE STATUS
de acordo com LINTON (19--)
Atribuído
Adquiridos
Status Atribuído
São que designam os indivíduos sem referencia às diferenças
de capacidades inatas.
Status Adquirido
São os requerem qualidades especiais. Não são atribuídos aos indivíduos deste o seu
nascimento, mas ficam entregues à competição e ao esforço individual.
Em todas as sociedades se escolhem pontos de referencia, para atribuição de status 136
Pontos de referencia para atribuição de status 136
Idade
Sexo
Morte
Parentesco
biológico
Filiação
Casamento
Nascimento
em um certo grupo, socialmente estabelecido (classe social, casta)
Pericia
[habilidade] técnica ou outras habilidades
Em relação à Idade
– é empregada com freqüência, pois todos os indivíduos atravessam o mesmo ciclo
de crescimento, maturidade e declínio, sendo possível predizer os status cuja
ocupação será determinada pela idade e fazer com exatidão o adestramento
correspondente 136
[fazer relação com
Socialização]
O uso da idade como ponto de referencia para estabelecimento
de status é tão universal quando ao sexo.
Todas as sociedades reconhecem no mínimo três grupos de idade: as crianças, os
adultos e os velhos 138
As diferenças físicas entre a criança e o adulto são
facilmente reconhecíveis e a passagem da infância à maturidade é marcada por
acontecimentos fisiológicos que permitem datá-las.
A criança torna-se homem, não quando atinge a maturidade
física, mas quando é formalmente considerada por sua sociedade como um homem
[ou uma mulher] 138
É difícil perceber a passagem da idade adulta para a velhice 139
Autor menciona dados onde a passagem de adulto para velho
varia em determinadas culturas. 139
Refere-se a vontade dos jovens para serem considerados
socialmente adultos, devido a diferença de direitos entre as crianças e os
adultos
As atitudes entre pais e filhos, a importância dada as
crianças na estrutura da família variam enormemente de uma cultura para outra
[mudam no decorrer do
tempo exemplo crianças na Inglaterra durante a Revolução
Industrial. Casamento de meninas, antigamente no Brasil]
Em algumas sociedades, os status atribuídos aos velhos
variam muito. Em algumas tem diversas
funções e são valorizados, em outras tratados como inúteis
[lembrar que em alguns
povos, no passado, os velhos eram abandonados para morrer (Japoneses, esquimós
(no passado), alguns povos indígenas. Como os velhos são tratados atualmente]
Devido à perda de status em algumas culturas os adultos ao
envelhecerem se recusam a mudarem de status 141
No caso da idade os fatores biológicos envolvidos na mudança
de status, parecem secundários em relação aos fatores culturais para determinar
o conteúdo do status. 140
Em relação ao sexo [biológico]
– a divisão e atribuição de status com base no sexo é básica em todos os
sistemas sociais.
Todas as sociedades prescrevem aos homens e às mulheres
atitudes e atividades diferentes. A maioria delas tenta racionalizar estas
prescrições em termos de diferenças fisiológicas entre os sexos e entre seus
papeis no processo de reprodução. 136
Estudos comparativos dos status atribuídos aos homens e às
mulheres, realizados em diferentes culturas indicam que as atribuições são
quase inteiramente determinadas pela cultura. 136
As características psicológicas atribuídas aos homens e às
mulheres em diferentes sociedades variam tanto, que só podem ter pequena base
fisiológica. 136
Status de Morto
Em nossa sociedade como em muitas outras não se pensa a
pessoa morta como continuando membro da comunidade.
Entretanto, em algumas culturas a pessoa morta continua
fazendo parte da sociedade, apenas mudando de status 142
Status com referencia
ao parentesco biológico 142
Em todas as sociedades os parentescos biológicos são usados
para determinar alguns status [atribuídos]
Em varias sociedades variam: 143/144
Os status
delegados às pessoas relacionadas pelo sangue
O
parentesco consangüíneo reconhecido como pontos de referencia para atribuição de Status.
Atribuição de Status
com referencia à fatores puramente sociais 146/147
Diferenças
individuais quanto a pericia técnica ou outras habilidades
Baseada no
pertencimento à alguma unidade social [clube, instituição]
Subjugação
de uma sociedade por outra
[como
os europeus e norteamericanos são tratados no Brasil]
Tendência de transmissão hereditária de status obtidos por
fatores sociais
Os membros de uma divisão social [classe, grupo social,
casta] tentam transmitir aos seus descendentes as vantagens obtidas [status
obtido] e ao mesmo tempo impedir a entrada de indivíduos pertencentes as
divisões inferiores. 147
Em uma classe social ou casta haverá uma serie de status
peculiares aos seus membros [internos] e atribuídos por sexo, idade,
parentesco. 147
STATUS ADQUIRIDO 148
Todos os sistemas possuem um numero variável de status
abertos às realizações individuais. [estudo, concorrência]
Nas sociedades existe um numero limitado de status que
requerem dons especiais para serem preenchidos.
Tais status ficam entregues à competição
148
[papel
da educação formal para a mobilidade (ascenção) social]
[Entretanto, essa competição é limitada pelo status de sexo,
idade, afiliações sociais [raça]. Ou seja, alguns status apesar de não haver
uma proibição formal, são inacessíveis para pessoas de status considerados
inferiores e, portanto inadequado]
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HOEBEL; FROST, 1976
Status
Conseguido [Adquirido] 149
É o que é obtido através de grande esforço, através de
competição
O individuo tem de dominar a função primeiro, antes de obter
o status.
[Exemplo
estudar e formar antes de começar a exercer uma profissão]
São os baseados em habilidades tecnológicas ou artesanato;
no sobrenatural, no estado conjugal e na liderança política 149
Status Conseguido não-universal. 149
Incluem os que se baseiam em habilidades [conseguidas com
esforço]
-
habilidades de caça
- destreza
em jogos e danças
- na bravura
e na estratégia na guerra
- na
capacidade de caçar
- na
aptidão em contar estórias
- na posse
ou distribuição de riquezas
- na
mutilação corporal]
- na
filiação em varias associações especializadas [CREA, OAB, Maçonaria]
As culturas [sociedades] que enfatizam o status conseguido
(adquirido) são marcadas pela mobilidade social interna, luta social, pela
competição e individualismo 149
As vantagens dos sistemas sociais que enfatizam os status
atribuídos esta em ter pouca tensão social e ansiedade
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Status sexuais e
funções
A dicotomia de sexo é um fato biológico sobre o qual são
construídos os status determinados culturalmente. 151
Não esta estabelecido o que é biológico e o que é cultural
nas diferenças de sexo para todos os tipos de atividades 150
Certas funções fisiológicas [dar a luz, amamentar] são
ligadas ao sexo
Divisão Sexual das funções do trabalho 152/53
Embora cada sociedade divida o trabalho dos homens e o das
mulheres, o que é claramente trabalho dos homens em uma sociedade pode ser
trabalho de mulher em outra
Os estudos antropológicos encontraram no mundo certas
atividades que são mais atribuídas aos homens e outras que são mais atribuídas
as mulheres 152
Atividades mais comuns para as mulheres (em três quartos de
todas as sociedades) por poder ser realizadas, mas proximidades do fogo e das
crianças recém nascidas
Colher
alimentos e combustível
Moer grãos
e sementes
Preparar
provisões para guardar
Tecer
Trabalhar
com cerâmica, em cestos e esteiras
Trabalhos masculinos
Caça
Pesca (84%)
Pastorear
gado (mas não é valido para outros animais)
A participação de homens e mulheres na horticultura e na
agricultura varia de região para região
EM SUMA, aposição antropológica é que certos comportamentos
[atividades] ligados ao sexo tem base biológica, embora sujeitos a modificações
culturais dentro de limites. As funções
em qualquer sociedade devem ser observadas empiricamente [pois variam de uma
sociedade para outra] 152
Status e funções de idade 153/54
Os status de idade são reconhecidos em todas as sociedades.
O mínimo universal inclui pelo menos três categorias: criança, adulto e pessoa
idosa 153
criança 153
Tem status baixo
Exceto em conseqüência de outro fator que não seja idade:
principezinho, quando lhe é atribuído qualidades sobrenaturais. 153
Idade adulta
Significa participação plena nas responsabilidades e
privilégios da sociedade.
Significa casamento, paternidade, vida política, religiosa,
econômica e de agremiação 154
[Lembrar
que em muitas sociedades existem ritos de passagem de criança para adulto, podendo haver testes rigorosos
para verificar se o jovem consegue suportar
alguns rigores da vida de adulto na referida sociedade]
Idosos 154
Status varia, em algumas sociedades tem status de respeito,
reverencia e privilegio em virtude de atributos que lhes são atribuídos por
causa da idade
Em outras sociedades a manutenção de pessoas idosas é um
luxo que muitas sociedades não conseguem manter. De forma que a prática do
Senilicidio era no passado praticado [exemplo entre os esquimós, no Japão
antigo vide filme Balada de Narayama]
Nas sociedades estáveis a experiência dos mais velhos é
valiosa e respeitada
Nas sociedades (culturas) que se transformam rapidamente o
conhecimento dos idosos perde o valor por ser ultrapassado. 155
Status instáveis: ritos de
transição [de passagem] 155/56
As mudanças de status são freqüentemente apreendidas como
situações de crise.
Na transição de um status básico para outro, a pessoa deve
deixar o seu status anterior e ser incorporada em um outro.
Nesta fase intermediaria a pessoa em transição é vista e
considera a si mesma, com angustia
[adolescentes e suas crises na Sociedade européias ou com influencia
européias (sociedades urbanas da America do Sul e America do Norte)]
O jovem esta deixando as funções familiares e não adquiriu
as funções novas.
Ela é imprevisível, perigosa – uma ameaça para si mesma e
para seus companheiros. Daí, em muitas sociedades, ser isolada, posta em quarentena
– as vezes ser “morta”ritualmente.
155
No clímax dos ritos de passagem ela renasce como uma pessoa
nova e mais amadurecida, bem instruída nas funções novas, pronta a ser
reincorporada na vida da comunidade. 155
A tortura nos ritos de puberdade de muitas tribos
australianas e africanas chega a extremos de crueldade. Mas essa crueldade pode
ser vista como tendo uma racionalidade funcional. São atos que significam plenitude sexual e
social dos homens num tipo de sociedade que rejeita e suprime culturalmente a
significação da mulher 155
Ritos de transição existem em movimentos contemporâneos da
mudança social como os “Black Power” e os pentecostais 156
Tendo a característica básica de ter um “compromisso
pessoal” assumido por um ato ou experiência que separa o convertido de maneira
significativa da ordem estabelecida (ou de uma posição anterior nesta ordem)
Funções dos ritos de transição
Através do ritual e da cerimônia, lança-se uma ponte por
sobre os abismos hiantes do medo e da duvida, ponte essa que leva os indivíduos
para além do estado de transição até chegarem sãos e salvos à terra firme do
novo status que os espera do outro lado. 156
Para os que dela participam e para os que a ela assistem, a
cena e a cerimônia dão a certeza de que, como o neófito renasce assim a vida e
a sociedade renascerão através dos intermináveis ciclos da regeneração 156
Riqueza e Status 157
A posse de riqueza não é, para os povos primitivos mais
simples, um status determinante de grande significação.
Entre alguns povos a distribuição de alimentos e haveres
traz prestigio as pessoas.
A riqueza móvel dava alto status e a riqueza acumulada
trazia desprezo.
POTLATCH 158
Era uma instituição sofisticada de festas acompanhadas por
uma liberal distribuição de presentes pelo anfitrião e seus parentes aos
hospedes de outra linhagem ou tribo.
Não era a riqueza que dava o status, era a posse legitima de
prerrogativas honorificas, as quais estavam ligadas a nomes específicos e
títulos, que eram hereditários, mas que não podiam ser usados antes de terem
recebidos publicamente num Potlatch.
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TOSCANO
Relação da Educação com o status papeis sociais e função social 50
Para o professor primário é de
maior importância o estudo e a compreensão desta questão, devido as implicações
que o tema tem com a educação, enquanto processo institucionalizado de
atribuição de status e de distribuição de funções socialmente significativas.
Nas sociedades complexas, é
principalmente através da educação que se provê o funcionamento normal das
organizações e instituições de uma sociedade, através da seleção e da
preparação dos tipos mais adequados às inúmeras funções [que a sociedade
necessita para funcionar e existir]
[MOBILIDADE SOCIAL]
A preparação profissional, ao
nível da escola, por exemplo, é uma forma racional de se preparar, nas novas
gerações, as condições de desempenho satisfatório de todas as funções sociais
significativas e que contribuem para o processamento normal da vida coletiva.
A escola é considerada como um
dos veículos mais democráticos de afirmação ou conquista de status, uma vez
que, pelo menos teoricamente, todos
os que chegam até e o fazem em igualdade de condições. 50
[refletir sobre a relatividade
desta afirmação].
[é
interessante refletir sobre]
como a sociedade
valoriza diferentemente o professor e o militar.
Quais os
critérios para se fazer esta hierarquização?
Quem,
que grupo ou classe social tem o poder de determinar o status de cada
profissão?
Se este
poder é igual para todos os grupos sociais?
Relação
entre socialização e o status e papeis sociais
Órgãos
socializadores
Sistemas Básicos de Estratificação Social.
Existem três tipos básicos de
estratificação social 52
Em
castas
Em
ordens, estados ou estamentos
Em
classes [sociais]
O autor antes de continuar o
texto se refere a importância de se diferenciar:
Grupo
Grupo
ou categoria profissional
Classe
social
Grupo 52
Refere-se a uma pluralidade de
indivíduos identificados por uma qualidade que todos possuem igualmente.
Exemplo: os estudantes, os
descendentes de japoneses, os mendigos, os menores de 18 anos
Grupo ou categoria profissional 52
Refere-se a uma categoria social
que se distingue das outras por desenvolver o mesmo tipo de atividade
permanente que lhe serve de meio de vida.
[] Exemplo: os dentistas, os
professores, os bancários
Classe social 52
Tem dois sentidos
No sentido mais amplo – abrange
as diferentes camadas que constituem a sociedade, em função de suas atividades
no processo econômico e do grau de prestigio que o exercício destas atividades
confere.
Exemplo: na sociedade colonial
brasileira: escravos e senhores
No sentido restrito – refere-se
às diferentes camadas sociais que se relacionam entre si no processo de
produção, nos moldes da sociedade industrial, sob o regime político da
democracia liberal.
Além da estratificação em
classes, a Sociologia registra outras duas formas tipicas de divisão da
sociedade em camadas dispostas em diferentes posições e desenvolvendo papeis,
também diferentes: 52 - 53
Sociedade
de castas
Sociedade
de ordens sociais, estados ou estamentos
Sociedade de castas 53
- 54
É uma forma de estratificação
social ainda vigente na Índia.
Existem centenas de castas, mas
que derivam de 4 castas básicas,que representam partes do corpo de Brama (uma
divindade Indú)
a)
brâmanes ou sacerdotes , saidos segundo a tradição ,da boca de Brama
b)
Kshatrias,formados pelos guerreiros,saídos dos braços de Brama;
c)
yaysias, que eram agricultores e comerciantes,saídos dos músculos da perna de Brama
d)
sudras, representados pelos artesões e operários e saídos dos pés de Brama
Sistema de castas
da Índia.
Essas castas deram origem à
centenas de subcastas.
Existências de pessoas sem casta
(párias)
Os elementos considerados básicos
para a manutenção do sistema de castas são
-
Base religiosa,crença na origem divina da estratificação e da organização
social e na punição ou premio na
reencarnação;
-
endogamia,proibição de casamento fora da casta;
- caráter hereditário da casta
-
reconhecimento e obediência ao sistema de casta, pelos membros das diferentes castas e os párias
Sociedade de ordens sociais, estados ou estamentos 54 – 55
A base desses sistemas de
estratificação social eram o direito e o costume que sancionavam e consagravam
os privilégios de cada grupo particular, acatando o principio das desigualdades
naturais e hereditárias.
Ocorreu no passado em diversos
locais: Roma, Grécia, no período Clássico e na França,antes da Revolução
Francesa
Na sociedade romana-
patrícios,plebeus e escravos
Na sociedade ateniense – nobres,classes livres e
escravos
Na França,onde os grupos que
tinham reconhecimento oficial e se faziam representar na assembléia
[nacional]eram nobreza, clero e a burguesia.
[Organização da sociedade em classes sociais]
Baseando na posição em relação
aos meios de produção, em alguns casos nos níveis de renda [e de formação
cultural]
Burguesia,Latifundiário
Pequena Burguesia
Proletariado urbano e rural
Classe A,B,C, D ,E
[Mencionar texto de Pedrinho
Guareschi]
A estratificação social
constitui-se a partir de uma escala de valores socialmente hierarquizados, em
que se atribui a um conjunto complexo de caracteres um peso maior ou menor. (TOSCANO,
1984, p.47)
No texto o autor apresenta
exemplos de catalogações de indivíduos em status distintos na sociedade humana
Sexo
Raça
Portadores
de anomalias físicas
Concluiu que em qualquer destes
casos, não foi a característica de sexo, de etnia ou de higidez que determinou
o tratamento diferenciado. E sim o valor
positivo ou negativo que o grupo atribui a estes caracteres. 47
Por este sistema de
estratificação social [valor positivo ou negativo que se atribui a caracteres
biológicos e sociais] os seres humanos se agrupam ou se reagrupam
constantemente: uns ocupam posições de mando e outros de obediência, alguns poucos
são altamente considerados, e muitos outros são desconsiderados. 47
Xxxxxxxxxxxxxxxxxx
BIBLIOGRAFIA
HOEBEL, E Adamson ; FROST, Everett. L. Antropologia Cultural e Social. São Paulo:Cultrix, 1976.
MELLO, Luiz Gonzaga de. O problema da desigualdade.
In:________________. Antropologia Cultural: Iniciação, Teorias e temas. 3. ed.
Petrópolis: Vozes, 1986.
TOSCANO, Moema. Estratificação
Social. In: ____. Introdução à Sociologia Educacional . 5.ed.
Petrópolis:Vozes, 1984. cap. 4, p.45 – 58.
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