EVOLUÇÃO, EVOLUCIONISMO
EVOLUÇÃO Existência de vários sentidos, na antropologia, biologia, sociologia,
economia etc.
No Dicionário Aurélio (1999, p.855).
1 – passagem sucessivas de
coisas, pessoas, acontecimentos.
2 – Movimento ou deslocamento
gradual e progressivo em determinada direção.
7 - progresso
9 - Antrop. Processo que, segundo
certas teorias, determina o surgimento de novos elementos socioculturais
(técnicas, formas de organização social, crenças, costumes, conhecimentos
etc.), mais complexos e diferenciados, como resultado de adaptações e
modificações continuas e progressivas de elementos anteriores, mais simples.
10 - Biol. Processo de
formação ou surgimento de novas espécies
de seres vivos, por processos naturais, a partir de espécies preexistentes (
Opõe nesta acepção a criacionismo)
A Concepção Evolucionista tem hipóteses para
- a origem do universo (sol,
estrelas, planetas) à partir do “Big Band”
- origem do Planeta Terra
- Origem da vida no planeta Terra
- origem dos seres humanos a partir
de uma gradual transformação , no decorrer de mihares de anos, de hominideo a
ser humanos (Homo sapiens).
Não é objetivo da Antropologia
Cultural, que é a base do nosso curso, de discutir a teoria do surgimento e
evolução do universo, da terra, e dos seres vivos na terá.
Textos e filmes podem ser vistos
à partira da Internet.
Origem da Vida e dos Seres
Humanos
WIKIPEDIA. Disponível em:
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o_da_vida_e_forma%C3%A7%C3%A3o_da_Terra
>. Acesso em: 24 maio 2012.
Origem da Vida
WIKIPEDIA. Disponivel em:<
http://pt.wikipedia.org/wiki/Origem_da_vida >. Acesso em: 17 maio 2012.
Filmes
RELAÇÃO DE FILMES SOBRE A ORIGEM
DO UNIVERSO, DO SOL, DOS PLANETAS E DA
TERRA
Podem ser acessados no You Tube
A Origem do Mundo – filme de 2 horas
A Origem do planeta
Terra – documentário completo
A Origem da Terra (filme mais detalhado)
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
EVOLUCIONISMO Dicionário Aurélio (1999, p.855 – 856).
2 - “Antrop. Perspectiva teórica
segundo a qual os fenômenos sociais e culturais da vida humana estão sujeitos a
leis gerais de transformação, análogas e complementares às da evolução
biológica, e que determinam o surgimento de formas mais complexas a partir de
formas mais simples e a crescente diferenciação entre as varias sociedades e culturas
[...]”.
3- Antrop. Corrente ou escola
antropológica do século XIX que pressupunha a existência de uma ordem imanente na
história da humanidade, concebendo como uma serie de estágios sucessivos de
desenvolvimento social, na qual os povos ditos primitivos [...] figuram como
remanescentes de etapas mais atrasadas, e as sociedades europeias como o ápice
da evolução humana [social, cultural, econômica etc.].
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Anotações baseadas no texto
BANDEIRA, Maria de Lourdes.
Antropologia: Conceitos e abordagens. Cuiabá: Ed. UFMT, 1995, fascículo 2.
Abordagem Evolucionista
A Antropologia surgiu como
ciência no século XIX em um momento de efervescência na Europa, que em parte
influenciaram nas primeiras teorias desta ciência.
Contexto da época
A generalização do conceito de
evolução das espécies que provocou:
-
a superação das explicações sobrenaturais dos eventos biológicos e dos eventos
culturais;
-
um grande debate entre os defensores da concepção de que o universo, a natureza
e os seres vivos foram criados por Deus [ou seres sobrenaturais em culturas não
cristãs] e os defensores da ideia do evolucionismo;
-
uma reação contra o Evolucionismo que tinha uma dimensão filosófica religiosa e
uma dimensão psicológica;
Dimensão filosófica- religiosa
- opera a dessacralização da
origem transcendental do mundo e dos seres humanos, mexendo com as explicações
religiosas sobre de onde vieram e para onde vão os seres humanos, o que abala a
toda a construção religiosa do mundo e da existência, gerando uma insegurança para
a sociedade da época;
Dimensão psicológica
A vaidade humana é ferida, pois o
homem perde a sua posição de rei e de senhor da criação, para tornar-se
simplesmente um entre as múltiplas possibilidades do resultado do processo evolutivo.
Exemplos de Evolucionismo
Cultural
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Marconi e Presotto - Modelo de
sequencia evolucionista de uma sociedade p.100
Baseado em épocas da Cultura:
Indústria dos seixos pre
-paleolítico
Indústria da Pedra Lascada Paleolítico Inferior
Indústria Lâmina esquívola Paleolítico Médio
Indústria Folha Foliácea Paleolítico
Médio
Idade do Osso Mesolítico
------------------------
10.000 anos
Pedra Polida Neolítico
Idade dos Metais Cobre
Bronze
Ferro
Prata
e Ouro
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Mello Quadro da evolução das
sociedades humanas p.152
Idade da Pedra
-
Paleolítico Pedra
Lascada
-
Mesolítico
Neolítico Pedra Polida
Idade dos Metais
-
Bronze
-
Ferro
(período Clássico: Roma, Grécia).
Poderíamos
acrescentar
Período Feudal
Período
Capitalista
Período
Socialista
Período Comunista
xxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Morgan Evolução das sociedades
humanas, tendo base à organização familiar.
Promiscuidade -> Matriarcado -> Patriarcado
Morgan, Evolução das sociedades
humanas, tendo como base o progresso técnico da humanidade p.40
Estagio Grau Desenvolvimento
Selvagem
(Selvageria)
-
Baixo invenção da
Linguagem
-
Médio uso do machado [de
pedra]
-
Alto invenção do arco e
da flecha
Bárbaro (Barbárie)
Baixo invenção da cerâmica
-
Médio uso de pastoreio,
agricultura, irrigação.
-
Alto domesticação do
ferro
Civilização (Civilizado)
-
Baixo invenção da escrita
-
Médio invenção da pólvora e
da bussola
do
papel e da imprensa
-
Alto invenção da
maquina, da indústria.
Os evolucionistas utilizando seus
sistemas de evolução, enquadrávamos povos primitivos ainda existentes (exemplo:
povos indígenas sul-americanos, povos negros africanos) dentro de estágios
anteriores da evolução das sociedades europeias.
Exemplo – povos indígenas no
estágio de Selvageria
Alguns povos negros africanos no estágio de
Barbárie
Contribuições do Evolucionismo p.41
- tornou a cultura um objeto
cientifico, ou seja, um fenômeno que pode ser observado, analisado,
interpretado;
- a utilização da Metodologia
Comparativa para analisar e explicar os fenômenos culturais, permitindo fazer
generalizações e saltos indutivos para culturas presentes, passadas ou futuras;
Criticas ao Evolucionismo p.43
- estava impregnado da ideologia
eurocêntrica, pois considerava a Europa como o modelo do estágio superior de
desenvolvimento de uma sociedade humana e ponto final a ser atingido por
diferentes povos do mundo;
- ao definir com objeto de estudo
os povos não europeus (sociedades fora da civilização) colocava-se a serviço do
Colonialismo [que queria conhecer e dominar estes povos e “eleva-los” ao
estágio civilizado”];
- forneceu justificativa teórica
para o Colonialismo;
- utilização de dados
fragmentados, coletados sem critérios, provenientes de fontes diversas
[pesquisador não ia a campo, utilizava dados provenientes de religiosos,
administradores colônias, viajantes etc. “estudo de gabinetes”] para fazer as
classificações do estagio de desenvolvimento de povos não europeus;
- todas as culturas passariam por
mesmas etapas [no passado seguidas pelas sociedades europeias]. O Chamado
EVOLUCIONISMO LINEAR.
- o Evolucionismo Vulgar
[vulgarização das concepções estereotipadas do evolucionismo] deu origem a uma
infundada relação entre raça e desenvolvimento.
Europeus -> raça branca mais
desenvolvida
Africanos-> raça negra menos
desenvolvida
Raça Branca é mais desenvolvida e
espelha biologicamente o grau mais alto de evolução [cultural]
[A concepção evolucionista vulgar
[ou linear] nega a unidade psíquica dos seres humanos [mesma capacidade de
evoluir culturalmente] defendida pelo Evolucionismo Cientifico] p.42
Bibliografia
BANDEIRA, Maria de Lourdes. Antropologia: Conceitos e abordagens.
Cuiabá: Ed. UFMT, 1995, fascículo 2.
MARCONI, Marina de Andrade;
PRESSOTO, Zélia Maria Neves. Antropologia:
Uma Introdução. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1987.
MELLO, Luiz Gonzaga de. Antropologia Cultural: Iniciação, Teoria
e Temas. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1986
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda.
Novo Aurélio Século XXI: o dicionário
da língua portuguesa. E.ed. ver. Ampli. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
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