quarta-feira, 16 de novembro de 2022

CULTURA Origem do termo Cultura MARCONI; LAKATOS 1989, p. 41 Vem de Colere, Cultivar ou instruir e Cultus – cultivo, Instrução Termo é utilizado em outras áreas do saber como na Biologia, Agronomia, Artes, Literatura, História, com outros significados No senso comum é utilizado para indicar o desenvolvimento do individuo por meio da educação, da instrução. Indica pessoa que adquiriu domínio no campo intelectual ou artístico [que sabe diversas línguas, literatura, artes etc.] Quantidade de conhecimentos “Inculta” seria a pessoa que não obteve instrução [formal] A Antropologia - Não utiliza os termos “culto” ou “inculto” de uso popular - Não faz juízo de valor sobre esta ou aquela cultura, pois não consideram uma superior à outra - todas as culturas rurais ou urbanas, simples ou complexas têm cultura - Não existe ser humano sem cultura, exceto o recém nascido ou o homo ferus - Conceito de Cultura é básico na Antropologia Conceito de Cultura Existem mais de 160 definições de cultura, não havendo um consenso sobre o significado exato do termo (MARCONI; LAKATOS 1986, p.41 – 42) Para alguns cultura é comportamento apreendido, para outros, não é comportamento, mas abstração de comportamento; e para um terceiro grupo, a cultura consiste em idéias. Há os que consideram como cultura apenas os objetos imateriais, enquanto que outros, ao contrário, aquilo que se refere ao material. Mas também encontram-se estudiosos que entendem apor cultura tanto as coisas materiais quanto as não-materiais. p. 42 Estas diferentes concepções de Cultura, surgem de acordo com o objeto de estudo que cada autor deseja pesquisar em uma sociedade. Se o interesse é comportamento, normas sociais (enfoca parte imaterial (não-material) da Cultura. Se o interesse é por processos econômicos enfoca parte imaterial, mas também parte a parte material da Cultura. Alguns Conceitos de Cultura 1 - Para Lévi – Strauss, cultura é este conjunto complexo que inclui conhecimento, crença arte, moral, lei, costumes e varias outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. (MELLO, 1986, p.40) 2 - Para W. Goodenouh cultura é um sistema de conhecimentos ‘[...] consiste de tudo aquilo que alguém tem de conhecer ou acreditar para operar [viver] de maneira aceitável dentro de uma sociedade” (LARAIA, 1994, p.62) 3 - De acordo com os conceitos antropológicos, Cultura “[...] engloba os modos comuns e aprendidos da vida, transmitidos pelos indivíduos e grupos, em sociedade” (MARCONI; LAKATOS 1986, p.41) 4 - Eduard B. Tylor (1871) Elaborou um conceito amplo de cultura Cultura “[..] é aquele todo complexo que inclui conhecimentos, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade” (p.42) 5 ´- Ralph Linton (1936) Cultura de uma sociedade “[...] consiste na soma total das idéias, reações emocionais condicionadas a padrões de comportamento habitual que seus membros adquiriram por meio da instrução ou imitação e de que todos, em maior ou menor grau participação” (p. 42) 6 – Para Linton (1967) Cultura pode ser considerada um modo de vida característico de uma determinada sociedade [população, grupo social) (p.42) 6 – Franz Boas (1938) Cultura é “ a totalidade das reações e atividades mentais e físicas que caracterizam o comportamento dos indivíduos que compõem um grupo social” (p. 42 ) 7 – Malinowski (1944) Cultura é “o todo global consistente de implementos e bens de consumo, e de cartas constitucionais para os vários agrupamentos sociais, de idéias e ofícios humanos, de crenças e costumes” (p. 42) 8 – Felix M. Keesing (1958) Cultura é “comportamento cultivado, ou seja, a totalidade da experiência adquirida e acumulada pelo homem e transmitida socialmente, ou, ainda, o comportamento adquirido por aprendizado social” (p. 42 - 43) 9 – G. M Foster (1962) Conceito que vamos utilizar em nosso curso Cultura é “a forma comum e aprendida da vida, compartilhada pelos membros de uma sociedade, constante da totalidade dos instrumentos, técnicas, instituições, atitudes, crenças, motivações e sistemas de valores conhecidos pelo grupo” (MARCONI; LAKATOS 1989, p. 43) A cultura pode ser analisada, ao mesmo tempo, sob vários enfoques: - idéias (conhecimento e filosofia) - crenças (religião e superstição) - valores (ideologia, moral) - normas (costumes e leis) - atitudes (preconceito e respeito ao próximo - padrões de conduta (monogamia, tabu) - abstração do comportamento (símbolos e compromissos) - instituições (família e sistemas econômicos) - técnicas (artes e habilidades) - artefatos (machado de pedra, telefone) (MARCONI; LAKATOS 1989, p.44) Idéias São concepções mentais de coisas concretas ou abstratas, ou seja, toda a variedade de conhecimentos - teológicos, filosóficos, científicos, tecnológicos históricos Exemplo – línguas, arte, mitologia (MARCONI; LAKATOS 1989, p.45) Abstrações Consiste naquilo que se encontra apenas no domínio das idéias, da mente, excluindo as coisas materiais (p.45) Comportamento São modos de agir comuns a grupos humanos ou conjuntos de atitudes e reações dos indivíduos face ao meio social Inúmeros antropólogos consideram a cultura como comportamento aprendido característico dos membros de uma sociedade, uma vez que o comportamento instintivo é inerente aos animais em geral. (p.45) As crenças, conhecimentos, aptidões, hábitos, significados, normas, valores constituem a Cultura Imaterial (MARCONI; LAKATOS 1989, p.46) Cultura material Consiste em coisas materiais, bens tangíveis, incluindo instrumentos, artefatos e outros objetos materiais, frutos da criação humana e resultante de determinada tecnologia Exemplos – machado de pedra [e de aço]; vasos de cerâmica; alimentos, mascaras, vestuários, habitações maquinas, navios, satélites artificiais, cruz, estrela de David. (p.46) Componentes da Cultura MARCONI; LAKATOS 1989, p.47 Conhecimentos Crenças Valores Normas Símbolos [parte material] Instituições Conhecimentos p.47 Todas as culturas, sejam simples ou complexas, possuem grande quantidade de conhecimentos que são cuidadosamente transmitidos de geração em geração. - conhecimentos, de modo geral, são práticos - indivíduos aprendem, principalmente, aquilo que lhes permite a sobrevivência [Os conhecimentos podem ser científicos, populares, filosóficos] Crenças p.47 - 48 É aceitação como verdadeira de uma proposição comprovada ou não cientificamente. [podem ser superstições, crenças religiosas, crenças e partidos políticos, na Alopatia na Homeopatia etc.] Exemplos- crença no Saci Perere, mãe do ouro, minhocão, na democracia, no capitalismo, na Bíblia, no Alcorão, no PSDB, no PT Valores p.48 É empregado para indicar objetos e situações consideradas boas, desejáveis, apropriadas, importantes, ou seja, para indicar riqueza, prestígio, poder, instituições, objetos materiais. Além de expressar sentimentos, o valor incentiva e orienta o comportamento humano. Normas p.49 São regras que indicam os modos de agir dos indivíduos em determinadas situações. Consistem, pois em um conjunto de idéias, de convenções referentes aquilo que é próprio do pensar e agir em dadas situações. Normas obrigatórias (mores) – não podem ser desobedecidas, senão ocorre severa punição [andar vestido, incesto, poligamia, sexo de adultos com crianças]; Normas opcionais – (folkways) são aquelas cuja desobediência gera punições leves. [uso de roupa muito decotada, cabelo grande em homens; namorar no escuro. As punições são piadas. diz-que-diz, olhares agressivos] Símbolos MARCONI; LAKATOS 1989, p.50 - 51 São realidades físicas ou sensoriais aos quais os indivíduos que os utilizam lhes atribuem valores ou significados específicos. Podem ser constituídos por pessoas, gestos, palavras, sinais sensoriais, cerimônias, hinos, bandeiras, sinais de transito, imagens, língua falada ou escrita. Exemplos – cruz,sinais de transito, estrela de David, foice e martelo, coroa da realeza. Cor preta para luto, cor de rosa para feminilidade, aplausos. Caveira para indicar perigo, distinção de banheiro masculino e banheiro feminino. Cor branca para indicar pureza e luto para determinados povos orientais. Os símbolos para poder serem validos e comunicarem devem ser conhecidos pelas partes envolvidas. [aprender determinado idioma] xxxxxxxxxxxxxxx Instituições É um conjunto de normas interligadas, um sistema normativo centralizado em torno de algum tipo de atividade humana ou algum problema importante do homem em sociedade (CHINOY, 1973,p.59) • Instituições • Abrangem ▪ Padrões de comportamento ▪ Estrutura “A estrutura é a armação,ou o aparelho,ou apenas o numero de funcionários destinados a cooperar de maneira prescrita em certa conjuntura [...]” (CHINOY, 1973,p.59) Exemplos Como proporcionar subsistência e abrigo -> Família Cuidar das crianças -> família • Manter ordem e harmonia a sociedade • -> Policia • Educar formalmente as crianças e adolescentes • -> Escola • Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Cultura Material p. 179 - 190 Consiste em coisas materiais, bens tangíveis, incluindo instrumentos, artefatos e outros objetos materiais, frutos da criação humana e resultante de determinada tecnologia. Engloba uma infinidade de objetos e coisas feitas de materiais os mais diversos. Exemplos – machado de pedra [e de aço]; vasos de cerâmica; alimentos, mascaras, vestuários, habitações, maquinas, navios, satélites artificiais, cruz, estrela de David. (p.46) Outros exemplos Habitações – casa de alvenaria, tenda de pele de animais Meios de transporte – carroça, carro, caminhão, barco a vela, navio graneleiro, avião Indumentárias e adornos – vestido, calça comprida, sapato, sandália, brinco, colar, cocar, jóias Alimentos, bebidas e estimulantes – carne com banana, feijoada, churrasco, café, chá mate, aluam refrigerante; licor, cerveja, vinho, vodca; maconha, cocaína, folha de coca, cachaça, caulim Recipientes e têxteis – cestos, sacolas, tecidos de algodão, de linho, Instrumentos e armas [ferramentas, maquinas] – lápis, caneta, arado, martelo, machado, faca; arco e flecha, revolver, espingarda, Lança, arpão, tear, lavadoura de roupa, xxxxxxxxxxxxxxxxx ETNOCENTRISMO MARCONI; LAKATOS 1989, p. 52 É a tendência de julgar [avaliar] uma Cultura [ou traços ou aspectos de uma Cultura] segundo, os moldes de sua própria. É a supervalorização da própria Cultura em detrimento das demais Observação Etnocentrismo pode ser forte (violento) ou brando Formas de expressão do Etnocentrismo - comportamento agressivo, ou atitudes de superioridade ou hostilidade em relação as diferenças culturais [ou pessoas que agem diferentes de nós] - proselitismo -violência - agressividade verbal Aspecto positivo do Etnocentrismo [brando] Valorização do próprio grupo. Seus integrantes passam a considerar o seu modo de vida como o melhor e o mais saudável. Isto favorece o bem –estar individual e a integração social. RELATIVISMO CULTURAL MARCONI; LAKATOS 1989, p. 51 – 52 É o respeito às Diferenças Culturais É não julgar ou avaliar uma Cultura [ou Traço Cultural] de uma Cultura, tendo como referencia a nossa Cultura. O Relativismo Cultural não concorda com a idéia de normas e valores absolutos e defende o pressuposto de que as avaliações devem ser sempre relativas à própria cultura onde surge [ou existe] Os padrões ou valores de certo ou errado, dos usos e costumes, das sociedades em geral, estão relacionados com a cultura da qual fazem parte. Dessa maneira, um costume pode ser válido em relação a um ambiente cultural e não a outro e, mesmo, ser repudiado. A posição relativista liberta o individuo das perspectivas deturpadoras do Etnocentrismo. ESTRUTURA DA CULTURA MARCONI; LAKATOS 1989, p.52 Traços culturais (Elementos Culturais) Complexos Culturais Padrões Culturais Traços Culturais (Elementos Culturais) p. 53 Menores elementos que permitem a descrição da cultura Menor unidade ou componente da cultura, que pode ser isolado do comportamento social. É a unidade reconhecidamente irredutível de padrões de comportamento apreendido ou o produto material do mesmo Podem ser: Material [objeto] exemplo – lápis borracha, óculos, livro, computador Não material (atitudes, comunicação, habilidades) Exemplo – saudação, oração, poesia, técnica artesanal Traços culturais (Elementos Culturais) podem ser constituídos de itens menores, mas que não têm valor por si próprios [funcionalidade. Para poderem funcionar têm de ser interligados Exemplo – Caneta formada por tinta, ponta, tampa, cilindro onde fica a tinta Óculos – lente, parafusos, armação Observação MARCONI; LAKATOS 1989, 53 Nem sempre a idéia de traço é facilmente identificável em uma cultura, face à integração total ou parcial de suas partes Muitas vezes fica difícil de saber quando uma “unidade mínima identificável” pode ser considerada um traço ou um item [parte de um traço] Exemplo – feijão como prato alimentício é um traço cultural; mas o feijão como ingrediente de feijoada, torna-se apenas um item da mesma Tomate, alface, rúcula, cebola como verduras ou legumes são traços culturais. Mas em uma salada, são apenas itens da mesma Os estudiosos da cultura estão mais preocupados com o significado e a maneira como os traços se integram em uma cultura, do que com seu total acervo O mesmo traço cultural [material ou não material] em culturas diferentes podem ter significado ou utilidade diversa; vai depender da utilização e da importância ou valor do mesmo em cada cultura. 53 Exemplo – fibras de junco utilizadas para confeccionar cadeiras no Brasil e casas no Iraque Símbolo de OK pode nos Estados Unidos, é considerado uma ofensa aqui no Brasil. Pé de galinha utilizado como alimento inferior aqui no Brasil. È muito valorizado no Japão Portanto em cada cultura em cada cultura deve-se estudar não só os diferentes traços culturais encontrados, mas, principalmente, a relação existente entre eles [usos, significados] Todo Traço ou Elemento Cultural tem dois aspectos O objeto em si Seu significado [usos] Complexo Cultural MARCONI; LAKATOS 1986, p. 54 Consistem no conjunto de traços ou num grupo de traços associados, formando um todo funcional; Ou ainda um grupo de características culturais interligadas, encontrado em uma área cultural. É constituído de um sistema interligado, interdependente e harmônico, organizado em torno de um foco de interesse central. Cada cultura engloba um numero grande e variável de complexos culturais interligados. Exemplo de Complexo Cultural Carnaval [carioca] musica, dança, instrumentos musicais, carros alegóricos, desfile, organização [premiação,] p. 54 Complexo Cultural da Cultura do Café – técnicas agrícolas, instrumentos, meios de transporte, maquinas p. 54 Complexo Cultural do casamento [no Brasil] cerimônia, aliança, roupas, decoração da igreja, presentes, convites, festa, buque da noiva, jogar arroz nos noivos] p. 55 Padrões Culturais MARCONI; LAKATOS 1989, p. 54 - 55 São os contornos adquiridos pelos elementos de uma cultura, as coincidências dos padrões individuais de conduta, manifestos pelos membros de uma sociedade, que dão ao modo de vida essa coerência, continuidade e forma diferenciada. p.54 Exemplos Casas cobertas de telha; Ruas asfaltadas; água encanada; Padrão Cultural – é um comportamento generalizado, estandardizado e regularizado; ele estabelece o que é aceitável, ou não na conduta de uma dada cultura. O Padrão forma-se pela repetição continua. p. 55 Quando muitas pessoas em dada sociedade, agem da mesma forma ou modo, durante um largo período de tempo, desenvolve-se um padrão cultural Padrão de comportamento p. 54 Consiste em uma norma comportamental, estabelecida pelos membros de uma determinada cultura. Essa norma é relativamente homogênea, aceita pela sociedade, e reflete as maneiras de pensar, de agir e de sentir do grupo, assim como os objetos materiais correlatos. Exemplos Tomar café de manhã, almoçar e jantar; Usar roupas; escovar os dentes e tomar banho diariamente; comer utilizando talher e não com as mãos. Através do processo de endoculturação, os indivíduos assimilam os diferentes elementos da cultura e passam a agir de acordo com os padrões estabelecidos pelo grupo ou sociedade. p. 54 Observações Nenhuma sociedade é totalmente homogênea. Existem padrões de comportamento distintos para homens e mulheres, para adultos, jovens [e crianças] O comportamento do individuo é influenciado pelos padrões da cultura em que vive Configurações Culturais MARCONI; LAKATOS 1989, p. 55 Consiste na integração dos diferentes traços e complexos de uma cultura, com seus valores objetivos mais ou menos coerentes, que lhe dão unidade. Uma cultura não é apenas a soma de todas as suas partes, mas o resultado de um único arranjo e única inter-relação das partes, do que resultou uma nova entidade. Configuração cultural é uma qualidade especifica que caracteriza uma cultura. Tem sua origem no inter-relacionamento de suas partes. p. 55 A cultura deve ser vista como um todo, cujas partes estão de tal modo entrelaçadas, que a mudança em uma das partes afetará as demais. Observação Duas sociedades com a mesma soma de elementos culturais podem apresentar configurações totalmente diferentes, dependendo do modo como esses elementos estão organizados e relacionados. p. 55 Áreas Culturais MARCONI; LAKATOS 1989, p. 55 - 56 São territórios geográficos onde as culturas se assemelham. Os traços e complexos culturais mais significativos estão difundidos, resultando um modo peculiar e característico de seus grupos constituintes. Refere-se a um território no qual os indivíduos compartilham os mesmos Padrões de Comportamento. A área cultural nem sempre corresponde às divisões geográficas, administrativas e políticas. Exemplo Índios Chiquitanos no Brasil e na Bolívia; Subcultura p. 56 Significa alguma variação da cultura total É um meio peculiar de vida de um grupo menor dentro de uma sociedade maior Alguns antropólogos associam o termo subcultura a certos grupos regionais, étnicos, castas e classes sociais. Observações Embora os padrões da subcultura apresentem algumas divergências em relação à cultura central ou à outra subcultura, mantêm-se coesos entre si. Exemplos de Subculturas Cultura do Nordeste Brasileiro, Cultura Gaucha, cultura dos morros cariocas, cultura de jovens da periferia de São Paulo, Cultura Afro-brasileira, Cultura dos Índios Guatós. Cultura Gay. Níveis de Participação em componentes de uma determinada Cultura MARCONI; LAKATOS 1989, p. 56 – 58 - universais - especialidades - alternativas a) Universais [gerais, praticada por todos os membros de uma sociedade]p. 57 São padrões de conduta característicos de todos os membros de uma sociedade. Abrangem idéias, costumes, reações emotivas condicionadas comuns a todos os membros de uma sociedade; São universais as tradições, os usos, os costumes, as idéias conhecidas e praticadas por todos os membros de uma sociedade Exemplos de - proibição de incesto - enterrar ou cremar os mortos - andar vestido - monogamia Observação Nem todas as normas consideradas universais [gerais em uma cultura] em uma cultura é também universal em outra Exemplo - andar vestido e monogamia são normas universais em nossa sociedade e não são universais [gerais] em determinados povos indígenas b) Especialidades MARCONI; LAKATOS 1989, p. 57 São componentes da Cultura utilizados por apenas alguns grupos [parcela] de uma sociedade. São hábitos e idéias [conhecimentos] pertencentes a determinados grupos de uma sociedade. Por exemplo: grupos profissionais, religiosos, por idade - engenheiros, professores, pedreiros, lavradores - católicos, umbandistas, espíritas, membros da Assembléia de Deus, batistas - crianças, adolescente, meia idade, idosos Observações - O conjunto [a maioria] de especialidades, embora não sejam compartilhadas por toda a sociedade, é aceito por ela, pois favorece a todos [e possibilita o funcionamento da sociedade] - um individuo jamais pode adquirir ou manifestar todos os elementos de sua cultura; c) Alternativas [facultativas] MARCONI; LAKATOS 1989, p. 58 São Traços Culturais que variam amplamente e que estão vinculados à livre escolha; [Para uma determinada situação ou necessidade] A Cultura oferece varias opções, e assim o individuo pode fazer opção aceitando uma ou varias modalidades Exemplos - tipo de materiais para construção de casa - mulher usar vestido, bermuda ou calça cumprida; - tipos de carnes ou verduras utilizadas na alimentação Observação Nas sociedades pequenas [exemplos povos indígenas brasileiros] o numero de alternativas é pequeno. Ao passo que nas sociedades complexas [exemplo nossa sociedade] o numero de alternativas é grande. Qualidades da Cultura MARCONI; LAKATOS 1989, p. 58 – 60 A cultura é: - social - seletiva; - explicita - implícita a) Social p. 59 A Cultura é criada, aprendida e acumulada pelos membros do grupo e transmitida socialmente de uma geração à outra e perpetuada em sua forma original ou modificada; Os indivíduos aprendem a cultura ou aspectos da Cultura no transcurso de suas vidas, dos grupos em que nascem ou convivem. Dessa maneira, ela é compartilhada por todos [pela maioria dos membros do grupo] b) Seletiva p. 59 - 60 As Sociedades, ao construírem suas culturas, através dos tempos, [melhor dizendo, em um contato entre duas culturas, a Cultura dominada], nem sempre incluem todos os padrões comportamentais dominantes de outras culturas por varias razões: - por estarem latentes nas culturas anteriores - para não perturbarem a ordem estabelecida - por serem, muitas vezes, contraditórios ou conflitantes com os seus. Observações 1 - Critérios da Seleção de Traços Culturais a serem absorvidos pela Cultura - Leva em conta os membros da Sociedade - leva em conta o mundo que cerca a sociedade [meio social e ambiental] - serem coerentes e compatíveis com o seu modo de vida, para facilitar a integração 2 – A seleção pode ser consciente e desejada, mas também pode ser de forma inconsciente 3 – Nem sempre se encontram justificativas para o aparecimento ou desaparecimento de padrões culturais [ser mais amplo – traços Culturais] 4 – Muitas vezes convivem lado a lado, dois Traços [ou Complexos Culturais] opostos. Exemplo - agricultura modernizada e agricultura tradicional - educação com e sem uso de tecnologias modernas (computador, internet) c) Implícita ou não manifesta p. 60 É aquela que se encontrar no intimo das pessoas É subjetiva, oculta, inconsciente, dissimulada [pouco visível ou perceptível] Exemplo - algumas ações para conseguir êxito em uma ação - algumas praticas sexuais d) Explicita ou manifesta [visível] p. 60 É aquela que pode ser exteriorizada por meio de ações e movimentos Exemplo - Parte material da Cultura (objetos, maquinário) - palmas, vaias, atos de afeto (beijo, abraço, aperto de mão) BIBLIOGRAFIA CHINOY, Eli. . Sociedade :uma Introdução à Sociologia. 3.ed. São Paulo: Cultrix, 1973) MARCONI, Marina de Andrade; PRESOTTO, Zélia Maria Neves. Antropologia: Uma Introdução. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1989 LARAIA, Roque de Barros. Cultura: Um Conceito Antropológico. 9. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994 LINTON, Ralph. Cultura e Personalidade. São Paulo: Mestre Jou, 1967 MELLO, Luiz Gonzaga de. Antropologia Cultural: Iniciação, Teoria e Temas. 3. ed. Petrópolis: Vozes,1986.

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