sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Plano de ensino da disciplina "Cultura e Relações Étnico-Raciais" [8ª esfera) 8º semestre do curso de Pedagogia da UNEMAT/campus Jane Vanini, Cáceres,MT


PLANO DE ENSINO

Cultura e Relações Afro-Brasileiras e Indigenas 60 h (CR 3.1.0.0.0)

8º semestre 2016/2

Prof. Antônio Eustáquio de Moura


 Ementa: Racismo, xenofobia, homofobia, lesbofobia, misoginia, intolerância religiosa. A Escola e a reprodução das desigualdades de classe, gênero, geracional, cultural, étnico-racial, de orientação sexual etc. Movimentos sociais e educação. Desigualdades na sociedade e na educação brasileira e mato-grossense.  Direitos Humanos; PCNs, Políticas Afirmativas (Lei 10.639/03, Lei 11.645/2008 Lei Estadual 7.775/02 e outras), Análise dos recursos didáticos e das relações preconceituosas e excludentes presentes no currículo das primeiras séries da Educação Fundamental. Educação no campo. Diretrizes e documentos que orientam os projetos políticos pedagógicos da escola atual.  Pedagogia das Diferenças.

Metodologia de Ensino a serem utilizadas
- Aulas expositivas e /ou dialogadas com uso de quadro negro, data show ou retroprojetor;
- Exibição e debate dos filmes:
- Palestras e/ou debates com membros e ou representantes de Movimentos Sociais relacionados à grupos sociais que sofrem estigmas e preconceitos;
- Trabalhos individuais e em grupo.

Formas de Avaliação
Prova escrita individual, com e sem consulta;
Trabalhos individuais e em grupo;
Nota obtida no Seminário Interdisciplinar

observação
Durante o curso haverá recuperação das notas obtidas nas avaliações.

Objetivos da Disciplina

 - identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
 - conscientização das diversidades, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;

Conteúdos a serem trabalhados
- Revisão conceitos trabalhados na disciplina Pressupostos Antropológicos da Educação  (será realizada no decorrer da disciplina)
            . Cultura, Elementos da Cultura, Diversidade cultural;
            . Etnocentrismo, Relativismo Cultural;
            . Mudanças Culturais;
            .Representações sociais, Estereótipos;
            .Preconceitos, Discriminações;
            .Politicas Publicas, Ações Afirmativas
. Raça, Grupo Étnico-Racial, Racismo, Preconceito Racial
.Gênero, Desigualdade de Gênero;
.Diversidade Sexual, Homofobias
.Diversidade Religiosa, Intolerância Religiosa, Laicidade
. Identidade Social, Identidade Étnico-Racial
- A Escola e a reprodução das desigualdades de classe, gênero, geracional, cultural, étnico-racial, de orientação sexual;
- Pedagogia da Diferença
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Lei 10.639/2002);
- O ensino da História e Cultura dos Povos Indígenas Brasileiros (Lei 11.645/2008);
- Diversidade Religiosa, Intolerância Religiosa, Laicidade;
- Problemas e perspectivas do Ensino Religioso no Ensino Fundamental;
- Desigualdades e Igualdade de Gênero no espaço escolar;
- Diversidade Sexual no espaço escolar (Intolerância e tolerância)
- Direitos Humanos e Educação


BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDRÉ, Marli (Org.). Pedagogia das Diferenças na Sala de Aula. Campinas: Papirus, 1999.

BORTOLINI, Alexandre. Diversidade Sexual na Escola. Rio de Janeiro: Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, 2008.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, 2004.

______ . Orientações e ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006.

_____. Presidência da República. LEI Nº 11.645. Brasília, 2008.

_____. Ministério da Saúde, Ministério da Educação. Adolescentes e Jovens para a Educação entre pares: Diversidades Sexuais. Brasília, 2011.

_______ . Ministério da Saúde, Ministério da Educação.  Gêneros. Brasília, 2011.


MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o Racismo na Escola. 3. ed. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental, 2001.

OLIVEIRA, Iolanda de (Org.). Relações Raciais e Educação: Temas Contemporâneos. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2002.

SILVA, Aracy Lopes da; GRUPIONI, Luis Donisete Benzi (Org.). A Temática Indígena na Escola: Novos Subsídios para professores de1º e 2º graus.  4. ed. São Paulo: Global, Brasília: MEC: UNESCO, 2004.


Bibliografia Complementar

AUGUSTO, Natalia; ROSELINO, Jose Eduardo; FERRO, Andrea. A evolução da desigualdade entre negros e brancos no Mercado de Trabalho das Regiões Metropolitanas do Brasil. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/rpe/article/viewFile/23066/17600 >. Acesso em: 11  maio 2016.
Blogger de Pressupostos Antropológicos da Educação e Educação e Diversidades do prof. Antônio Eustáquio de Moura/UNEMAT, campus de Cáceres

BRASIL. Ministério da Educação. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006.

______. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília, 2006.

_______ . Gênero e Diversidade na Escola: Formação de professoras/es em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Rio de Janeiro: XEPESC; Brasília: SPM, 2009.

FERREIRA, Ricardo Franklin. Afrodescendentes: identidade em construção. São Paulo: EDUC, Rio de Janeiro: Pallas, 2000.
FRY Peter; MACRAE, Edward. O que é Homossexualidade. 5.ed. São Paulo: Brasiliense, 198?.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. Tradução Sandra Regina Netz. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

LIMA, Heloisa Pires. Personagens negros: Um breve perfil na Literatura Infanto-Juvenil. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o Racismo na Escola. 3.ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 2001. p.95 – 110.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares: Diversidades Educacionais. Cuiabá: Gráfica Print, 2012
MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação.  Orientações Curriculares para Educação em Direitos Humanos, Gênero e Diversidade Sexual.
MUNANGA, Kabengele; GOMES, NIlma Lino. Para entender o negro no Brasil de hoje: História, Realidades, Problemas e Caminhos: livro do professor. São Paulo: Global; Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação, 2004.
______ . Para entender o negro no Brasil de hoje: História, Realidades, Problemas e Caminhos: livro do estudante. São Paulo: Global; Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação, 2004.
POUTIGNAT, Philippe; STREIFF-FENART; Jocelyne. Teorias da Etnicidade seguido de Grupos étnicos e suas fronteiras de Fredril Barth. São Paulo: Unesp, 1998
WERNER, Dennis. Uma Introdução ás Culturas Humanas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1990.
ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho. Almanaque Pedagógico Afrobrasileiro: uma proposta de intervenção pedagógica na superação do racismo no cotidiano escolar. Belo Horizonte: Mazza Edições,

SANT’ANA, Antônio Olimpio. Historia e Conceitos Básicos sobre o Racismo e seus Derivados. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o Racismo na Escola. 3.ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 2001. p.31 – 60.
POLLAK, Michael . Memória e Identidade Social. Estudos Históricos . Rio de Janeiro, 1992, v.5, n.10, p. 200 – 212.
SILVA, Ana Célia. A Desconstrução da Discriminação no Livro Didático. In: MUNANGA Kabengele (Org.). Superando o Racismo na Escola. 3.ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 2001.p. 13 – 30.
SILVA. Edson. Povos indígenas: história, culturas e o ensino a partir da lei 11.645. Petrolina: Revista Historien, v. 7, p. 39-49, 2012.

FILMES
Acorda Raimundo, Acorda
História das Coisas
Com boneca da Mochila
Xadrez das cores
Vista a minha pele
A Fonte das Mulheres

Trechos dos filmes
Segredos e Confissões
Desejo Proibido
Kiriku e a Feiticeira

Cáceres 21 de outubro de 2016
Prof Antônio Eustáquio de Moura

Observação

Quero deixar o meu repudio a mudança unilateral de nome da disciplina de “ Cultura, Diversidades, e Relações Étnico-Raciais” para  “Cultura e Relações Afro-Brasileiras e Indigenas” , pois esta é uma forma sutil de retirar dessa disciplina os tópicos sobre Gênero, Diversidade Sexual e Diversidade Religiosa”.  É fazer exatamente o que as  correntes conservadoras sobre Educação desejam.

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