terça-feira, 7 de maio de 2013

Anotações do livro “Aprender Antropologia” de François Laplantine



Anotações do livro “Aprender Antropologia” de François Laplantine

INTRODUÇÃO

A reflexão do homem sobre o homem e sua sociedade é tão antiga quanto à humanidade.
Se deram em diferentes regiões do mundo, Ásia, Europa, America (as)      13
            [para alguns autores Heródoto foi o pai da Antropologia [e da História]

Apenas no final do século XVlll se constituiu um saber cientifico que toma o homem como objeto de conhecimento, onde se pensa pela primeira vez aplicar no estudo do homem,os métodos até então utilizados na área física ou da biologia    13

Em seus primórdios a antropologia estuda sociedades simples, ou seja, comunidades exteriores às civilizações européias e norte-americanas.

Tipos das sociedades que começaram a ser estudadas    14 - 15
Sociedades longínquas, com as seguintes características:
             Dimensões reduzidas
            Que tiveram poucos contatos com grupos vizinhos
            Com tecnologia pouco desenvolvida em relação à nossa;
            Com menor especialização das atividades e das funções sociais

A antropologia percebe o fim das sociedades simples, do homem primitivo, devido à evolução social                         15

 Antropologia se desenvolve e passa a ter um objeto teórico que não é mais ligado a um espaço geográfico, cultural ou histórico particular                       16

Seu objeto passa a ser o estudo do homem em todas as sociedades, sob todas as latitudes em todos os seus estados e em todas as épocas                               16

A abordagem antropológica é integrativa e objetiva levar em consideração as múltiplas dimensões do ser humano                      16

Principais áreas da antropologia                          17 - 20
            Biológica
            Pré – histórica
            Lingüística
            Psicológica
            Social e cultural (ou etnologia)

Antropologia Biológica (Física)                             17
Consiste no estudo das variações dos caracteres biológicos do homem no espaço e no tempo.
Sua problemática é a das relações entre o patrimônio genético e o meio (geográfico, ecológico, social), ela analisa as particularidades morfológicas e fisiológicas ligadas a um meio ambiente, bem como a evolução destas particularidades.
Longe de consistir apenas no estudo das formas de crânios, mensurações do esqueleto, tamanho, peso, cor da pele, anatomia comparada às raças e dos sexos.  Interessa-se desde os anos 1950, pela genética das populações, que permite discernir o que diz respeito ao inato e ao adquirido, sendo que um e outro estão se interagindo continuadamente.

Antropologia pré-histórica                          17
É o estudo do homem através de vestígios materiais enterrados no solo (ossadas, mas também quaisquer marcas de atividade humana).
Seu objeto se liga a arqueologia, visa reconstituir as sociedades desaparecidas, tanto em suas técnicas e organizações sociais, quanto suas produções culturais e artísticas.

Antropologia Lingüística

A linguagem faz parte do patrimônio cultural de uma sociedade.
É através dela que os indivíduos que compõem uma sociedade se expressam e expressam seus valores, suas preocupações, seus pensamentos.

O estudo da língua permite compreender                       18
            Como os seres humanos pensam o que vive e o que sentem
            Como eles expressam o universo e o social
            Como interpretam seus próprio saber e saber-fazer

Antropologia lingüística não diz respeito apenas ao estudo dos dialetos (dialetologia). Ela se interessa também pelas áreas abertas pelas novas técnicas de comunicação (mass media e cultura do audiovisual)                         18 – 19

Antropologia Psicológica
Consiste no estudo do processo e do funcionamento do psiquismo humano.
Através dos comportamentos –conscientes e inconscientes - dos seres humanos particulares podemos apreender essa totalidade sem a qual não é antropologia.                 19

Antropologia social e cultural (ou etnologia)                    19
Diz respeito a tudo que constitui uma sociedade: seus modos de produção econômica, suas técnicas, sua organização política e jurídica, seus sistemas de parentesco, seus sistemas de conhecimento, suas crenças religiosas, sua língua, seu psicologia, suas criações artísticas.

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