Anotações do livro “Aprender
Antropologia” de François Laplantine
INTRODUÇÃO
A reflexão do homem sobre o homem e sua
sociedade é tão antiga quanto à humanidade.
Se deram em diferentes regiões do
mundo, Ásia, Europa, America (as) 13
[para
alguns autores Heródoto foi o pai da Antropologia [e da História]
Apenas no final do século XVlll se
constituiu um saber cientifico que toma o homem como objeto de conhecimento, onde
se pensa pela primeira vez aplicar no estudo do homem,os métodos até então
utilizados na área física ou da biologia 13
Em seus primórdios a antropologia
estuda sociedades simples, ou seja, comunidades exteriores às civilizações
européias e norte-americanas.
Tipos das sociedades que começaram a
ser estudadas 14 - 15
Sociedades longínquas, com as seguintes
características:
Dimensões reduzidas
Que
tiveram poucos contatos com grupos vizinhos
Com
tecnologia pouco desenvolvida em relação à nossa;
Com
menor especialização das atividades e das funções sociais
A antropologia percebe o fim das
sociedades simples, do homem primitivo, devido à evolução social 15
Antropologia se desenvolve e passa a ter um
objeto teórico que não é mais ligado a um espaço geográfico, cultural ou
histórico particular 16
Seu objeto passa a ser o estudo do
homem em todas as sociedades, sob todas as latitudes em todos os seus estados e
em todas as épocas 16
A abordagem antropológica é integrativa
e objetiva levar em consideração as múltiplas dimensões do ser humano 16
Principais áreas da antropologia 17
- 20
Biológica
Pré
– histórica
Lingüística
Psicológica
Social
e cultural (ou etnologia)
Antropologia Biológica (Física) 17
Consiste no estudo das variações dos
caracteres biológicos do homem no espaço e no tempo.
Sua problemática é a das relações entre
o patrimônio genético e o meio (geográfico, ecológico, social), ela analisa as particularidades
morfológicas e fisiológicas ligadas a um meio ambiente, bem como a evolução
destas particularidades.
Longe de consistir apenas no estudo das
formas de crânios, mensurações do esqueleto, tamanho, peso, cor da pele, anatomia
comparada às raças e dos sexos.
Interessa-se desde os anos 1950, pela genética das populações, que
permite discernir o que diz respeito ao inato e ao adquirido, sendo que um e
outro estão se interagindo continuadamente.
Antropologia pré-histórica 17
É o estudo do homem através de
vestígios materiais enterrados no solo (ossadas, mas também quaisquer marcas de
atividade humana).
Seu objeto se liga a arqueologia, visa
reconstituir as sociedades desaparecidas, tanto em suas técnicas e organizações
sociais, quanto suas produções culturais e artísticas.
Antropologia Lingüística
A linguagem faz parte do patrimônio cultural
de uma sociedade.
É através dela que os indivíduos que
compõem uma sociedade se expressam e expressam seus valores, suas preocupações,
seus pensamentos.
O estudo da língua permite compreender 18
Como
os seres humanos pensam o que vive e o que sentem
Como
eles expressam o universo e o social
Como
interpretam seus próprio saber e saber-fazer
Antropologia lingüística não diz
respeito apenas ao estudo dos dialetos (dialetologia). Ela se interessa também
pelas áreas abertas pelas novas técnicas de comunicação (mass media e cultura do
audiovisual) 18 –
19
Antropologia Psicológica
Consiste no estudo do processo e do
funcionamento do psiquismo humano.
Através dos comportamentos –conscientes
e inconscientes - dos seres humanos particulares podemos apreender essa
totalidade sem a qual não é antropologia. 19
Antropologia social e cultural (ou
etnologia) 19
Diz respeito a tudo que constitui uma
sociedade: seus modos de produção econômica, suas técnicas, sua organização
política e jurídica, seus sistemas de parentesco, seus sistemas de
conhecimento, suas crenças religiosas, sua língua, seu psicologia, suas
criações artísticas.
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