terça-feira, 7 de maio de 2013

ANTROPOLOGIA - Resumo do capitulo Antropologia do Livro Antropologia: Uma Introdução de MARCONI, Marina de Andrade; PRESOTTO, Zélia Mara Neves




ANTROPOLOGIA

Resumo do Texto
MARCONI, Marina de Andrade; PRESOTTO, Zélia Mara Neves. Antropologia: Uma Introdução. 2.ed. São Paulo:Atlas, 1989,p. 21 – 40.

Origem da palavra                                                  21
Etimologia anthropus homem   logos  estudo

Estudo do homem
Se preocupa em conhecer o ser humano na sua totalidade

Tem como objeto de estudo o homem e suas obras

Tem um tríplice aspecto                                         21
            Ciência social
            Ciência humana
            Ciência natural
Como ciência social – propõe conhecer o ser humano enquanto elemento integrante de grupos organizados                                                           21

Como ciência humana – interessa pelo ser humano como um todo: sua história, suas crenças, usos e costumes, filosofia, linguagem etc.                       21

Como ciência natural – interessa-se pelo conhecimento psicossomático do ser humano e sua evolução                                                                                  21

“A antropologia tem uma dimensão biológica, enquanto antropologia física; uma dimensão sócio-cultural enquanto antropologia social e/ou antropologia cultural; e uma dimensão filosófica, enquanto antropologia filosófica, ou seja, quando se empenha em responder à indagação: o que é o homem [ser humano].
A antropologia tem uma diversidade de campos de interesses, constituindo-se em uma ciência polarizadora, que necessita da colaboração de outras áreas do saber, mas conserva sua unidade, uma vez que o seu foco de interesse é o ser humano e a cultura.                                                                     21

A antropologia visa ao conhecimento completo do ser humano, o que torna suas perspectivas mais abrangentes.

È uma ciência que estuda o ser humano, suas produções e seus comportamentos.                                                                                22
O seu interesse esta no ser humano como um todo – ser biológico e ser cultural -,
Procura revelar os fatos da natureza humana e da sua cultura;
Busca compreender a existência humana em todos os seus aspectos, no espaço e no tempo, partindo-se do principio da estrutura biopsiquica.
Busca a compreensão das manifestações culturais, do comportamento e da vida social.

O objeto da antropologia engloba as formas físicas primitivas e atuais do ser humano e suas manifestações culturais.
Interessa-se, preferencialmente, pelos grupos simples, culturalmente diferenciados, e também pelo conhecimento de todas as sociedades humanas, letradas ou ágrafas, extintas ou vivas, existentes na varias regiões da terra.
Atribui-se ao antropólogo a tarefa de proceder a generalizações, formulando princípios explicativos da formação e desenvolvimento das sociedades e culturas humanas.

Método comparativo é utilizado em toda investigação antropológica, em busca de respostas a uma infinidade de porquês, na tentativa de responder as semelhanças e as diferenças físicas, psíquicas, culturais e sociais entre os grupos humanos.                                                                            22

Objetivos da antropologia                                                             23
Seu objetivo é o estudo da humanidade como um todo

Pesquisa sistematicamente todas as manifestações do ser humano e da atividade humana

Seu objetivo é extremamente amplo, pois visa o ser humano como expressão global – biopsicocultural – isto é, o ser humano como ser biológico pensante, produtor de culturas e participante da sociedade, tentando chegar assim à compreensão da existência humana.

Divisões e campo da Antropologia                                         23

1 - Antropologia Física                                                                   23
            Paleontologia humana
            Somatologia
            Raciologia
            Antropometria
            Estudos comparativos de crescimento
2 – Antropologia Cultural                                                                           24
            Arqueologia
            Etnografia
            Etnologia
            Lingüística
            Folclore
            Antropologia Social
            Cultura e personalidade

Antropologia Física ou biológica                                                  23
Estuda a natureza física do ser humano, procurando conhecer suas origens e evolução, sua estrutura anatômica, seus processos fisiológicos e as diferentes características raciais das populações humanas, antigas e modernas.
Vincula-se assim às ciências biológicas e naturais, aproximando-se intimamente da zoologia, da anatomia, da fisiologia, da serologia, da medicina.

Paleontologia humana                                                                    24
Palaios, antigo; onto, ser, logos, estudo;
A Paleontologia humana estuda a origem e a evolução humana através do conhecimento das formas fosseis do passado, intermediárias entre os primatas e o ser humano moderno.

Somatologia                                                                                    24
Somato,  corpo humano, logos , estudo
A Somatologia descreve variedades existentes do ser humano, diferenças físicas, individuais e diferenças sexuais (tipos sanguíneos, metabolismo basal, adaptação etc.).

Raciologia                                                                                       24
Raça, etnia, logos, estudo
A Raciologia interessa-se pela história racial do ser humano, preocupando-se com a classificação da espécie humana em raças, com a miscigenação, características físicas etc.

Antropometria                                                                                 24
Anthropus, ser humano, metria, medida
A Antropometria usa técnicas de medição, procedimento quantitativo que fornece medidas do corpo humano (crânio, ossos etc.) , elaboradas por instrumentos especiais.  Entre eles o antropômetro, largamente utilizado.

Estudos comparativos do crescimento                                                   24
Busca conhecer as diferenças grupais  relacionadas aos índices de crescimento e a outros aspectos correlatos: alimentação, exercícios físicos, maturidade sexual etc.

Antropologia Cultural                                                                                 24
Abrange o estudo do ser humano como ser cultural, isto é fazedor de cultura.
Investiga as culturas humanas no tempo e no espaço, suas origens e desenvolvimento, suas semelhanças e diferenças.
Tem foco de interesse voltado para o conhecimento do comportamento cultural humano, adquirido por aprendizado, analisando-o em todas as suas dimensões.
É o ser humano (estrutura biológica) criando o seu meio cultural, mediante forma diferenciada de comportamento, e evidenciando o caráter biocultural do desenvolvimento humano.
É o campo mais amplo da antropologia

Arqueologia                                                                         25
Archaios, antigo, logos, estudo.
A Arqueologia tem como objeto de estudo as culturas do passado, extintas que, em épocas remotas, desenvolveram formas culturais, representando fases da humanidade.
Trata-se da tentativa de reconstrução do passado por meio da busca por vestígios e restos materiais não perecíveis e resistentes a destruição através do tempo.
Cabe ao arqueólogo desenvolver técnicas adequadas para o trabalho de escavação e coleta de material que, devidamente interpretado, possibilitará a reconstrução dos fatos do passado.

Divide-se em                                                                                   24 - 25
Arqueologia Clássica - tenta reconstruir antigas civilizações letradas (Egito, Grécia, Mesopotâmia, [civilizações antigas da Ásia] etc.
Antropologia Arqueológica – trata dos primórdios da cultura relativa às populações extintas (culturas do Paleolítico, Mesolítico, Neolítico).

Etnografia                                                                            25
Ethnos, povo, graphein, escrever
Se preocupa com a descrição das sociedades humanas.
Consiste na observação e analise de grupos humanos considerados em suas particularidades, e visando a reconstituição, tão fiel quanto possível, da vida de cada um deles.
O etnógrafo é o especialista dedicado ao conhecimento exaustivo da cultura material e imaterial de grupos humanos. Observa e descreve, analisa e reconstitui culturas.  Trata-se de um investigador de campo dedicado à coleta de material referente a todos os aspectos da pesquisa antropológica.

O objeto da Etnografia centra-se nas culturas simples, conhecidas como primitivas ou ágrafas, e também no estudo de sociedades rurais [relativizar isso].

Etnologia                                                                              26
Ethnos, povo, logos, estudo
A Etnologia preocupa-se com a analise e a interpretação e a comparação entre as mais variadas culturas existentes, considerando suas semelhanças e diferenças.
Utiliza dados coletados pelo etnógrafo.

Lingüística                                                                            26
Antropologia Lingüística  se propõe a ser o ramo da antropologia que estuda o ser humano a partir da linguagem com que se comunica.

Folclore                                                                                27
É o estudo da cultura espontânea dos grupos humanos rurais ou urbanos
Preocupa-se com os fatos da cultura material e espiritual que, originados espontaneamente, permanecem no seio do povo, tendo determinada função. [rever essa definição]

Antropologia Social                                                            27
Estudo dos processos culturais e da estrutura social, seu interesse está centrado na sociedade e nas instituições.
Uma sociedade deve ser observada e estudada como um todo, a partir de suas instituições, chegando-se até a sua estrutura e organização.

Cultura e personalidade                                                     27 - 28
Estuda as inter-relações entre cultura e personalidade.

ANTROPOLOGIA: CIENCIAS AFINS                                           28
A Antropologia é autônoma, mas se relaciona com outras ciências trocando experiências e conhecimentos

Como ciência social oferece e recebe dados teóricos e metodológicos das seguintes ciências:                                        p. 28
         Sociologia
         História
         Psicologia
         Geografia
         Economia
         Ciências Políticas


Como ciência biológica ou natural liga-se à:                             p.28
         Biologia
         Genética
         Fisiologia
         Embriologia
         Medicina
         Geologia
         Zoologia
         Botânica
         Química
         Física

Por ser uma ciência que estuda os seres humanos, mantém relações mais intimas com as ciências que também estudam os seres humanos.                                  p.28


Sociologia                                       p. 29
A Antropologia [Cultural] mantém relações intimas com a Sociologia em funções de seus interesses teóricos e práticos.

Auxiliam-se na compreensão do caráter global do ser humano, enquanto reunido em sociedade.  A Antropologia utilizando o conceito de cultura e a Sociologia o conceito de sociedade.

Psicologia                                                 29
Ambas têm como foco de interesse o comportamento humano.  A Antropologia ocupa-se do comportamento grupal e a Psicologia do comportamento individual.


Economia                                        p.29
A Antropologia ao se preocupar com a cultura na sua forma mais ampla enfatiza o conhecimento das instituições econômicas.

Todo o grupo humano, por mais simples que seja, tem uma organização econômica, com base nos recursos disponíveis e mo trabalho realizado

A Economia é capaz de explicar, de modo geral, todo o procedimento econômico humano.  A Antropologia, ao documentar numerosos sistemas existentes na Terra, tem uma perspectiva mais ampla das organizações econômicas

Política                                            p.29
A Antropologia ao se preocupar com a cultura na sua forma mais ampla enfatiza o conhecimento das instituições políticas.

Toda a sociedade se organiza politicamente através de um complexo de instituições que regula o poder a ordem e a integridade do grupo

História                                           p.30
A História permite a reconstrução das culturas que já desapareceram, indagando, muitas vezes sobre as origens dos fenômenos que se relacionam com os seres humanos.

[Permite, também a analise e o entendimento das mudanças culturais ocorridas em uma sociedade.]

Geografia Humana                                            30
Tanto a Antropologia como a Geografia Humana se interessam pela adaptação dos seres humanos e pela modificação do meio ambiente.

[O meio ambiente influencia na cultura de um povo, provocando problemas que cada sociedade tenta solucionar de acordo com o seu equipamento cultural]

O estudo do meio físico de um grupo humano é foco de atenção tanto do antropólogo quanto de um geógrafo humano.

Biologia                                                              30
O conhecimento da Biologia, principalmente da Biologia Humana, é muito importante para a Antropologia Física ou Biológica.   Principalmente pelo interesse da Antropologia pela evolução do ser humano.

Anatomia e Genética                                         30
Oferecem elementos valiosos para o antropólogo físico compreender a evolução do ser humano, as diferenças raciais, o estudo das raças em geral.

Outras ciências tais como a Geologia, a Paleontologia, a Metalurgia, a Arquitetura, a Engenharia, a Zoologia, a Botânica, a Fisiologia, a Farmacologia, a Astronomia e as Artes em geral podem colaborar com o antropólogo nas suas mais variadas atividades.

OBSERVAÇÃO
Destacar que estas ciências também são úteis para as pessoas que não são antropólogos profissionais obterem conhecimentos, os quais juntamente com os conhecimentos advindos da Antropologia possibilitam entender os seres humanos sua evolução e suas diversidades culturais, sociais, raciais, e o respeito a diversidade étnica, racial, cultural etc.


METODOS DA ANTROPOLOGIA                          31 - 32

Considerando-se os dois campos de investigação da Antropologia – biológico e o cultural – ela utiliza diferentes métodos e técnicas.

[Método – é um conjunto de regras úteis para a investigação.]

[Técnica – e uma forma de coletar (levantar) dados sobre um determinado assunto]

Métodos utilizados na Antropologia                 32 – 34
         Histórico
         Estatístico
         Etnográfico
         Comparativo ou Etnológico
         Monográfico ou Estudo de Caso
         Genealógico
         Funcionalista


Técnicas de coleta de dados                              34
         Observação
                   Sistemática
                   Participante

         Entrevista
         Formulário
        

Etnocentrismo                                          37 – 38
[É o julgamento da cultura “do outro” baseado na cultura “do eu”.]
[Tem como referencia a nossa cultura para analisar e avaliar outra cultura.]

Relativismo Cultural                                36 - 37
A Relatividade Cultural ensina que uma cultura deve ser compreendida e avaliada dentro dos seus próprios moldes e padrões, mesmo que estes pareçam estranhos e exóticos.


Antropologia Aplicada

A Antropologia, sendo uma ciência do ser humano e da cultura [Antropologia Física e Antropologia Cultural], apresenta dupla dimensão: teórica e pratica.

Aplicações da Antropologia           p. 38 – 39.

Os antropólogos adotam procedimentos alicerçados nos conceitos de relativismo cultural e etnocentrismo, quando desenvolvem programas de ação com seres humanos.

Papel da Antropologia Aplicada              p.38
a) Procura minimizar os desequilíbrios e tensões culturais e tentando fazer com que as culturas atingidas [sociedades simples em contato com sociedades complexas] sejam menos molestadas e seus padrões e valores respeitados;
b) Aplica conhecimentos antropológicos, físicos e culturais, na busca de soluções para os modernos problemas sociais, políticos e econômicos dos grupos simples e das sociedades civilizadas [melhor dizendo sociedades complexas]

Colonialismo                                   38
O antropólogo preocupa-se com os problemas gerados pelas situações de colonialismo e com a condição dos grupos sujeitos ao domínio colonial.  Procura saber como beneficiar essas populações, impedindo a introdução dos valores ocidentais (cultura dominante) em detrimento dos padrões nativos.

Relativizar essa afirmação.
[Antropólogos que atuam para manter a dominação: guerra do Vietnã, lutas anticoloniais, atividades anti guerrilhas, trabalho para multinacionais, para o exercito, para a policia. etc.]

Projetos de desenvolvimento
Os antropólogos atuam em projetos de desenvolvimento, em varias partes do mundo, geralmente de iniciativa de órgãos internacionais – ONU, UNESCO, Organização Internacional da Saúde (OMS) etc.
Em projetos de colonização de terras, de reforma agrária, campanha de saúde publica [desapropriados por grandes projetos PP barragens; refugiados etc.]~

Coexistência populacional
No caso do Brasil, a coexistência de populações nativas com a população nacional (não nativa)
[coexistência de segmentos étnicos minoritários com as populações majoritárias. Exemplo asiáticos, negros, latinos, árabes com a população de descendência européia ocidental nos Estados Unidos]

Atividades nas sociedade Industrializadas
Nas sociedades industrializadas existe maior busca de conhecimentos antropológicos para solucionar problemas decorrentes das relações de trabalho: baixos salários, greves, desemprego, excesso de trabalho [racismo, preconceitos étnicos raciais, homofobia, pobreza, violência, drogas etc.]

“A ação do antropólogo é de relevância, mas a perspectiva histórica tem demonstrado que sua tarefa lhe tem sido decepcionante face às pressões da cultura dominante, que nem sempre concorda com as posições teóricas e os métodos humanísticos por ele adotados,ao desempenhar o papel de conciliador entre o mundo dominante e o dominado”  p. 39

Fonte
MARCONI, Marina de Andrade; PRESOTTO, Zélia Mara Neves. Antropologia: Uma Introdução. 2.ed. São Paulo:Atlas, 1989,p.21 - 40





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