sexta-feira, 18 de maio de 2012

O QUE É CULTURA - RESUMO DE CAPITULO DO LIVRO Antropologia: Uma Introdução de MARCONI, Marina de Andrade; PRESOTTO, Zélia Maria Neves. Antropologia: Uma Introdução. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1987

CULTURA

Origem do termo Cultura
Vem de Colere, Cultivar ou instruir e Cultus – cultivo, Instrução

Termo é utilizado em outras áreas do saber como na Biologia, Agronomia, Artes, Literatura, História, com outros significados

Cultura no Senso Comum e como Conceito Antropológico
No senso comum
é utilizado para indicar o desenvolvimento do individuo por meio da educação, da instrução. Indica pessoa que adquiriu domínio no campo intelectual ou artístico
[sabe diversas línguas, literatura, artes etc.]  Quantidade de conhecimentos
“Inculta” seria a pessoa que não obteve instrução [formal]

Conceito Antropológico
Existem mais de 160 definições de cultura, não havendo um consenso sobre o significado exato do termo. (MARCONI; PRESOTTO, 1987,p.41 – 42)

Conceitos de Cultura
Para os antropólogos a Cultura “[...] engloba os modos comuns e aprendidos da vida, transmitidos pelos indivíduos e grupos, em sociedade” (MARCONI; PRESOTTO, 1987, p.41)

Para Lévi – Strauss, cultura é este conjunto complexo que inclui conhecimento, crença arte, moral lei, costumes e varias outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. (MELLO, 1986, p.40)

Para W. Goodenouh cultura é um sistema de conhecimentos ‘[...] consiste de tudo aquilo que alguém tem de conhecer ou acreditar para operar [viver] de maneira aceitável dentro de uma sociedade” (LARAIA, 1994, p.62)

De acordo com Eduard B. Tylor Cultura “[..] é aquele todo complexo que inclui conhecimentos, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”   (p.42)

CONCEITO AMPLO DE CULTURA
O Conceito formulado por Tylor, com ampliação(Instituições e parte material) constitui o Conceito que utilizaremos em nossa disciplina. 
Deste modo Cultura é formada por conhecimentos, normas, valores, símbolos, crenças, instituições, parte material.

A Antropologia
            - Não utiliza os termos “culto” ou “inculto” de uso popular
            - Não faz juízo de valor sobre esta ou aquela cultura, pois não consideram uma          superior à outra
            - todas as sociedades rurais ou urbanas, simples ou complexas têm cultura
            - Não existe ser humano sem cultura, exceto o recém nascido ou o homo ferus
            - Conceito de Cultura é básico na Antropologia

A cultura pode ser analisada, ao mesmo tempo, sob vários enfoques:
- idéias (conhecimento e filosofia)
- crenças (religião e superstição)
- valores (ideologia, moral)
- normas (costumes e leis)
- atitudes (preconceito e respeito ao próximo
- padrões de conduta (monogamia, tabu)
- abstração do comportamento (símbolos e compromissos)
- instituições (família e sistemas econômicos)
- técnicas (artes e habilidades)
- artefatos (machado de pedra, telefone) (MARCONI; PRESOTTO, 1987, p.44)

Idéias
São concepções mentais de coisas concretas ou abstratas, ou seja, toda a variedade de conhecimentos - teológicos, filosóficos, científicos, tecnológicos históricos
Exemplo – línguas, arte, mitologia  (MARCONI; PRESOTTO, 1987,p.45)

Abstrações
Consiste naquilo que se encontra apenas no domínio das idéias, da mente, excluindo as coisas materiais   (
MARCONI; PRESOTTO, 1987,p.45)

Comportamento
São modos de agir comuns a grupos humanos ou conjuntos de atitudes e reações dos indivíduos face ao meio social

Inúmeros antropólogos consideram a cultura como comportamento aprendido característico dos membros de uma sociedade, uma vez que o comportamento instintivo é inerente aos animais em geral.         (
MARCONI; PRESOTTO, 1987, p.45)

As crenças, conhecimentos, aptidões, hábitos, significados, normas, valores constituem a Cultura Imaterial  (p.46)

Consiste em coisas materiais, bens tangíveis, incluindo instrumentos, artefatos e outros objetos materiais, frutos da criação humana e resultante de determinada tecnologia Exemplos – machado de pedra [e de aço]; vasos de cerâmica; alimentos, mascaras, vestuários, habitações maquinas, navios, satélites artificiais, cruz, estrela de David. (p.46)




Componentes da Cultura            MARCONI; PRESOTTO, 1987,p.47
            Conhecimentos
            Crenças
            Valores
            Normas
            Símbolos
            [parte material]
            Instituições

Conhecimentos          p.47
Significa ter informação, noção, saber  sobre alguma coisa (por exemplo: estrutura,funcionamento,relação com outras coisas, como fazer)

Todas as culturas, sejam simples ou complexas, possuem grande quantidade de conhecimentos que são cuidadosamente transmitidos de geração em geração.

os conhecimentos, de modo geral, são práticos
os indivíduos aprendem, principalmente, aquilo que lhes permite a sobrevivência
[Os conhecimentos podem ser científicos, populares, filosóficos]

Crenças                      p.47 - 48
É aceitação como verdadeira de uma proposição comprovada ou não cientificamente.
[podem ser superstições, crenças religiosas, crenças e partidos políticos, na Alopatia na Homeopatia etc.]
Exemplos- crença no Saci Perere, mãe do ouro, minhocão, na democracia, no capitalismo, na Bíblia, no Alcorão, no PSDB, no PT

Valores           p.48
É empregado para indicar objetos e situações consideradas boas, desejáveis, apropriadas, importantes, ou seja, para indicar riqueza, prestígio, poder, instituições, objetos materiais.
Além de expressar sentimentos, o valor incentiva e orienta o comportamento humano.



Normas Sociais   (MARCONI; PRESOTTO, 1987, p.49)
São regras que indicam os modos de agir dos indivíduos em determinadas situações.
Consistem, pois em um conjunto de idéias, de convenções referentes aquilo que é próprio do pensar e agir em dadas situações.
Normas obrigatórias (mores) – não podem ser desobedecidas, senão ocorre severa punição
[andar vestido, incesto, poligamia, sexo de adultos com crianças];

Normas opcionais – (folkways) são aquelas cuja desobediência gera punições leves.
[uso de roupa muito decotada, cabelo grande em homens; namorar no escuro. As punições são piadas. diz-que-diz, olhares agressivos]

Símbolos   (MARCONI; PRESOTTO, 1987, p.50 - 51
São realidades físicas ou sensoriais aos quais os indivíduos que os utilizam lhes atribuem valores ou significados específicos.
Podem ser constituídos por pessoas, gestos, palavras, sinais sensoriais, cerimônias, hinos, bandeiras, sinais de transito, imagens, língua falada ou escrita.

Exemplos – cruz,sinais de transito, estrela de David, foice e martelo, coroa da realeza.
Cor preta para luto, cor de rosa para feminilidade, aplausos. Caveira para indicar perigo, distinção de banheiro masculino e banheiro feminino.
Cor branca para indicar pureza e luto para determinados povos orientais.
Os símbolos para poder serem validos e comunicarem devem ser conhecidos pelas partes
envolvidas.  [aprender determinado idioma]

Instituições                (CHINOY, 1973, p. 59 - 60)
É um sistema normativo centralizado em torno de algum tipo de atividade humana ou algum problema importante do homem em sociedade
         Instituições
         Abrangem
         Padrões de comportamento
         Estrutura
“A estrutura é a armação,ou o aparelho,ou apenas o numero de funcionários destinados a cooperar de maneira prescrita em certa conjuntura [...]” (CHINOY, 1973,p.59)

Exemplos de Instituições
Como proporcionar subsistência e abrigo
-> Família

Cuidar das crianças
 -> família
Manter ordem e harmonia a sociedade
         -> Policia
        
Educar formalmente as crianças e adolescentes
         -> Escola

ESTRUTURA DA CULTURA     (MARCONI; PRESOTTO, 1987, p.52)
      Traços culturais (Elementos Culturais)
      Complexos Culturais
      Padrões Culturais

Traços Culturais (Elementos Culturais)                       53
Menores elementos que permitem a descrição da cultura
Menor unidade ou componente da cultura, que pode ser isolado do comportamento social.
É a unidade reconhecidamente irredutível de padrões de comportamento apreendido ou o produto material do mesmo

      Podem ser:
                  Material [objeto] exemplo – lápis borracha, óculos, livro, computador
                  Não material (atitudes, comunicação, habilidades)
                                         Exemplo – saudação, oração, poesia, técnica artesanal

Traços culturais (Elementos Culturais) podem ser constituídos de itens menores, mas que não têm valor por si próprio. [funcionalidade].  
Para poderem funcionar têm de ser interligados
Exemplo – Caneta formada por tinta, ponta, tampa, cilindro onde fica a tinta
Óculos – lente, parafusos, armação

Observação           (MARCONI; PRESOTTO, 1987, 53)
Nem sempre a idéia de traço é facilmente identificável em uma cultura, face à integração total ou parcial de suas partes
Muitas vezes fica difícil de saber quando uma “unidade mínima identificável” pode ser considerada um traço ou um item [parte de um traço]
Exemplo – feijão como prato alimentício é um traço cultural; mas o feijão como ingrediente de feijoada, torna-se apenas um item da mesma

Tomate, alface, rúcula, cebola como verduras ou legumes são traços culturais.  Mas em uma salada, são apenas itens da mesma

Os estudiosos da cultura estão mais preocupados com o significado e a maneira como os traços se integram em uma cultura, do que com seu total acervo

O mesmo traço cultural [material ou não material] em culturas diferentes podem ter significado ou utilidade diversa; vai depender da utilização e da importância ou valor do mesmo em cada cultura.                    53
Exemplo – fibras de junco utilizadas para confeccionar cadeiras no Brasil e casas no Iraque
Símbolo de OK pode no Estados Unidos, é considerado uma ofensa aqui no Brasil.
Pé de galinha utilizado como alimento inferior aqui no Brasil. È muito valorizado no Japão
Portanto em cada cultura em cada cultura deve-se estudar não só os diferentes traços culturais encontrados, mas, principalmente, a relação existente entre eles [usos, significados]

Todo Traço ou Elemento Cultural tem dois  aspectos
                  O objeto em si
                  Seu significado [usos]

Complexo Cultural          (MARCONI; PRESOTTO, 1987, p.54)
Consistem no conjunto de traços ou num grupo de traços associados, formando um todo funcional; Ou ainda um grupo de características culturais interligadas, encontrado em uma área cultural.

É constituído de um sistema interligado, interdependente e harmônico, organizado em torno de um foco de interesse central.

Cada cultura engloba um numero grande e variável de complexos culturais interligados.
Exemplo de Complexo Cultural
Carnaval [carioca] musica, dança, instrumentos musicais, carros alegóricos, desfile, organização [jurados, premiação,]      54

Complexo Cultural da Lavoura do Café – técnicas agrícolas, instrumentos, meios de transporte, maquinas                  54

Complexo Cultural do casamento [no Brasil] cerimônia, aliança, roupas, decoração da igreja, presentes, convites, festa, buque da noiva, jogar arroz nos noivos]     55

Padrões Culturais           (MARCONI; PRESOTTO, 1987, 54 – 55)
São os contornos adquiridos pelos elementos de uma cultura, as coincidências dos padrões individuais de conduta, manifestos pelos membros de uma sociedade, que dão ao modo de vida essa coerência, continuidade e forma diferenciada.          54
Exemplos
Casas cobertas de telha; Ruas asfaltadas; água encanada;

Padrão Cultural – é um comportamento generalizado, estandartizado e regularizado; ele estabelece o que é aceitável, ou não na conduta de uma dada cultura.

O Padrão forma-se pela repetição continua.                      55
Quando muitas pessoas em dada sociedade, agem da mesma forma ou modo, durante um largo período de tempo, desenvolve-se um padrão cultural

Padrão de comportamento         (MARCONI; PRESOTTO, 1987, p.54)
Consiste em uma norma comportamental, estabelecida pelos membros de uma determinada cultura.   Essa norma é relativamente homogênea, aceita pela sociedade, e reflete as maneiras de pensar, de agir e de sentir do grupo, assim como os objetos materiais correlatos.

Exemplos
Tomar café de manhã, almoçar e jantar; Usar roupas; escovar os dentes e tomar banho diariamente; comer utilizando talher e não com as mãos.

Através do processo de endoculturação, os indivíduos assimilam os diferentes elementos da cultura e passam a agir de acordo com os padrões estabelecidos pelo grupo ou sociedade.               54

Observações
Nenhuma sociedade é totalmente homogênea .  Existem padrões de comportamento distintos para homens e mulheres, para adultos, jovens [e crianças]

O comportamento do individuo é influenciado pelos padrões da cultura em que vive



Configurações Culturais (MARCONI; PRESOTTO, 1987, p.55)
Consiste na integração dos diferentes traços e complexos de uma cultura, com seus valores objetivos mais ou menos coerentes, que lhe dão unidade.

Uma cultura não é apenas a soma de todas as suas partes, mas o resultado de um único arranjo e única inter-relação das partes, do que resultou uma nova entidade.

Configuração cultural é uma qualidade especifica que caracteriza uma cultura.  Tem sua origem no inter-relacionamento de suas partes.       55

A cultura deve ser vista como um todo, cujas partes estão de tal modo entrelaçadas, que a mudança em uma das partes afetará as demais.

Observação
Duas sociedades com a mesma soma de elementos culturais podem apresentar configurações totalmente diferentes, dependendo do modo como esses elementos estão organizados e relacionados.    55

Áreas Culturais               (MARCONI; PRESOTTO, 1987,p. 55 – 56)
São territórios geográficos onde as culturas se assemelham. Os traços e complexos culturais mais significativos estão difundidos, resultando um modo peculiar e característico de seus grupos constituintes.

Refere-se a um território no qual os indivíduos compartilham os mesmos Padrões de Comportamento.

A área cultural nem sempre corresponde às divisões geográficas, administrativas e políticas.
Exemplo
Índios Chiquitanos no Brasil e na Bolívia;

A ABRANGÊNCIA DO OLHAR E A EXISTÊNCIA DE CULTURAS, CULTURAS REGIONAIS, SUBCULTURAS
Luiz Gonzaga de Mello citando Lévi- Strauss considera que de acordo com a abrangência de nosso olhar podemos perceber culturas de varias envergaduras (dimensão).
Se quisermos determinar diferenças (“afastamento significativo”) entre a America do Norte e a Europa, podemos tratar as duas como tendo culturas diferentes. 
Se na França queremos diferenciar duas cidades diferentes, por exemplo, Paris e Marselha, podemos considerar cada uma destas cidades como sendo unidades culturais diferentes.  (MELLO, p.42)

Seguindo esse raciocínio.
Comparando países podemos considerar cada país como tendo culturas diferentes.
Mas se o nosso olhar querer ser mais preciso, podemos considerar cada Estado Brasileiro como sendo uma unidade cultural diferente. Exemplo- Cultura mato-grossense, Cultura mineira, cultura gaucha

Se quisermos aproximar mais nossa observação (olhar) podemos distinguir varias culturas dentro de um Estado.
Exemplo – em Mato Grosso- Cultura Cacerense, Cultura Vilabelense, Cultura Poconeana etc.

Se quisermos ser mais detalhado (minucioso) com a pesquisa, podemos descobrir subculturas dentro de um mesmo município.
Exemplo- cultura rural, cultura urbana, cultura da periferia, cultura de determinados grupos sociais (étnico, classe social, grupo religioso etc.)


Subcultura            (MARCONI; PRESOTTO, 1987,p. 56)
Significa alguma variação da cultura total
É um meio peculiar de vida de um grupo menor dentro de uma sociedade maior
Alguns antropólogos associam o termo subcultura a certos grupos regionais, étnicos, castas e classes sociais.

Observações
Embora os padrões da subcultura apresentem algumas divergências em relação à cultura central ou à outra subcultura, mantêm-se coesos entre si.

Exemplos de Subculturas
Cultura do Nordeste Brasileiro, Cultura Gaucha, cultura dos morros cariocas, cultura de jovens da periferia de São Paulo, Cultura Afro-brasileira, Cultura dos Índios Guatós.  Cultura Gay.


BIBLIOGRAFIA
CHINY, Eli. . Sociedade :uma Introdução à Sociologia. 3.ed. São Paulo: Cultrix, 1973)
MARCONI, Marina de Andrade; PRESOTTO, Zélia Maria Neves. Antropologia: Uma Introdução. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1987
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: Um Conceito Antropológico. 9. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994
MELLO, Luiz Gonzaga de. Antropologia Cultural: Iniciação, Teoria e Temas. 3. ed. Petrópolis: Vozes,1986.

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