SOCIALIZAÇÃO
Bibliografia
CHINOY, Eli. Sociedade uma introdução à Sociologia. 3.ed. São Paulo:Cultrix, 1973. p. 120 – 132.
“O processo de socialização transforma a matéria-prima humana num ser social (p. 120)
O fato de ser o individuo na maior parte, um produto social e ser possível, portanto, explicar muitos aspectos do seu comportamento pela simples referencia à cultura e à organização social, não significa que ele seja tão somente um instrumento passivo da sociedade. (p. 120)
O ser humano deve ser visto como um ser ativo, que se comportará, provavelmente, de maneira mais ou menos padronizada, mas que também possui capacidade de inovação e divergência e pode, através de suas ações, influenciar significadamente e modificar a natureza de sua cultura e de sua sociedade. (p.120)
Funções da Socialização (p.120- 1210
1 – prepara o individuo para os papeis que irá desempenhar
Fornecendo
Repertório necessário de hábitos, crenças, valores
Padrões apropriados de reação emocional e modos de percepção
As habilidades e os conhecimentos requeridos
2 – Transmite o conteúdo da cultura de uma geração a outra, provê à sua persistência e continuidade
Órgãos de socialização
Família ou grupo de parentesco
Grupos de iguais
Escola
Meios de comunicação de massa
Família ou grupo de parentesco (p.121)
Geralmente é o principal órgão do processo de socialização.
Lembrar tipos de família
Nuclear (elementar, simples, primaria, natal-conjugal) – marido, esposa e filhos
Extensa (grande, múltipla) – unidade composta de duas ou mais famílias nucleares, ligadas por laços consangüíneos
Pode abranger, além da nuclear, avós, tios, sobrinhos, afilhados etc.
Composta (complexa, conjunta) – refere-se a um núcleo de famílias separadas, mas ligadas pela sua relação com um pai comum.
Conjugada – fraterna – refere-se a uma unidade composta de dois ou mais irmãos, suas respectivas esposas e filhos.
Fantasma – consiste em uma unidade familiar formada por uma mulher casada e seus filhos. O marido é apenas pai biológico, não exercendo a função de pai. A função de pai (pai social) é exercida pelo irmão mais velho da mulher (denominado fantasma) (MARCONI; PRESOTTO, p. 104 – 106)
Os nossos primeiros laços e mais estreitos nos ligam, normalmente, pais, irmãos e as vezes outros familiares. Portanto a experiência e as expectativas familiares têm um peso emocional especial e importância no modelar a personalidade e no transmitir exigências e expectativas culturais.
Grupos de iguais (p. 121)
Formado por pessoas com idade semelhante
Geralmente, definem comportamentos apropriados para os membros do grupo, estabelecendo padrões e incultando metas.
Através de sanções impõem a conformidade a normas estabelecidas, inclusive as especificas do seu grupo de idade.
No interior do grupo de iguais surgem oportunidades de examinar tópicos que são tabus nas relações com os adultos e de obter o apoio de outros quando os jovens procuram fugir às coações paternas e estabelecer uma identidade independente.
Escola
Numa sociedade industrial e complexa a família sozinha não consegue adestrar convenientemente as crianças para muitos futuros papeis adultos. Outros órgãos, particularmente a escola, contribuem de maneira significativa a preparação para a vida adulta.
A escola inclui não só a organização formal, com currículo preparado e processos estabelecidos, mas com professores (as), com os quais os estudantes podem estabelecer relações pessoais capazes de influir significativamente em suas atitudes e seu comportamento. (p.122)
Ela proporciona um local conveniente para o desenvolvimento de grupos de iguais.
Meios de comunicação de massa
Contribuem para a socialização da criança e para a continuação da socialização do adulto.
Através de:
Dos conhecimentos que tornam acessíveis
Nos modelos de comportamento que oferecem
nos valores que expressam e ilustram
nas experiências – emoções, entretenimentos ,horror etc. – que oferecem.
Os meios de comunicação podem reforçar os esforços da família e da escola ou enfraquecê-los e diluí-los.
“A socialização é um processo complexo, de múltiplas facetas. À medida que cresce o individuo, seus impulsos biológicos são dirigidos para canais culturalmente padronizados, As respostas apropriadas são “impostas”, as não apropriadas “extintas” por um sistema de prêmios e castigos” (p. 124).
[Lembrar de outros canais de socialização: a igreja]
Nenhum comentário:
Postar um comentário