CONTRIBUIÇÔES CULTURAIS DOS
POVOS INDIGENAS
FONTE
DIÉGUES JUNIOR, Manuel. Etnias
e Culturas no Brasil. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exercito, 1980.
CONTRIBUIÇÔES CULTURAIS DOS
POVOS INDIGENAS
1 - O que os povos indígenas nos trouxeram [legaram]
Não é adequado falar indígena, e sim INDIGENAS, pois
inúmeros povos indígenas entraram em contato com os colonizadores [AM1] p.61
Povos (Grupos) Indígenas existentes na “época da descoberta”
Tupis
Jês
Aruaques
Caribes (Caribas,
Caraíbas)
Dentre os povos indígenas existentes no Brasil no “tempo da
descoberta”. Os povos do grupo Tupi é que tiveram maior contato com os colonizadores,
passando mais elementos culturais para a Cultura Luso-Brasileira [Brasileira] 61- 62
Entretanto, em menor quantidade, existem elementos culturais
de outros grupos indígenas na Cultura Brasileira 62
Condições Culturais
dos Tupis (grupos Tupis) 62
– 63
Espalhavam pela costa brasileira da Ilha do Marajó a lagoa
Mirim (RGS)
Ao sul do rio Amazonas
Nos grandes tributários dos rios Tocantins e Xingu
Bacia do rio Tapajós em direção as cabeceiras do rio Arinos,
no centro de Mato Grosso
Praticavam a caça, a pesca e a agricultura
Agricultura mais importante era a mandioca
Pescavam com anzol e linha, arco e fecha puçá, barragem,
veneno e a mão
Usavam excitantes
Guaraná
Tabaco
Mate
Praticavam a cestaria com fibras vegetais e a tecelagem com
algodão silvestre 62
Habitam ocas formando malocas ou taba, que era o agrupamento
de 4ª7casas, dispostas em torno de um terreno quadrangular
Casas não tinham divisões [moravam varias famílias] 62
Utensílios domésticos – recipientes de barro, bancos rústicos,
redes de algodão 63
Região amazônica)
Faziam tatuagens e pintavam o corpo com urucu e jenipapo
Vários grupos faziam deformações na cabeça, e o uso de
botoque ou tambetás
Armas – arco e fecha, lança, tacape, punhais e zarabatanas
(na região amazônica)
Ponto de vista Espiritual
Ciclo de herois civilizadores: Sumé, Monã, Mairá, Tamendonaré
Tupi, ser supremo
Mitos solares e lunares: Guaraci, Jaci
Gênios locais – Jurupari, Caapora, Curupira, Iara, Anhangá
Autoridade religiosa superior – Page (sacerdote, curandeiro,
e adivinho)
Predominava o Xamanismo
Organização Social 63
O morubixaba, assistido pelo conselho de anciões da tribo, presidia
a organização social
Patrilocalidade no casamento
Predominância absoluta do chefe de família
Grupo Jê 63
Localização – todo o Brasil Central
O rio São Francisco, a do médio Tocantins, ao Neste, até a
bacia do Xingu, ao oeste
Do médio Tocantins, ao Norte, até o Rio Verde, ao Sul
Admite-se que habitavam a costa, mas foram expulsos pelos
Tupis 64
Praticavam a caça, a pesca e a agricultura
Agricultura era desconhecida [???] 64
Cultivavam
o milho
Comiam crua
a mandioca
Dormiam em folhas e cascas de arvores não possuindo redes
Não faziam tatuagens
Pintavam o corpo com urucu e jenipapo
Pobres em ornamentação plumaria
Colavam penas no corpo com mel
Utilizavam arco e fecha
Pescavam com anzol
Furavam as orelhas, lábios e o septo nasal
Introduziam botoques nas orelhas e nos lábios
Parte espiritual
Conheciam heróis civilizadores
Maré se apresentava como criador da coleta e da vida
comunitária
Tinham idéias astroláticas
Alguns povos
Tinham
mitos solares e lunares, inclusive influindo na disposição das aldeias
Sol visto
como criador da vida
Sol e lua vistos
como protetores das colheitas, da puberdade e da procriação
Organização Social 64
Família monogâmica, mas havendo casos de poligamia entre os
chefes e alguns povos do Chaco
[Em Alguns] povos havia a matricalidade e matrilinearidade
Haviam ritos de puberdade que se iniciavam com a perfuração
do septo nasal, do labio e do lóbulo da orelha
Entre os Xerentes, além das casas das famílias, havia casas
para solteiros, para associações de homens e para associações de mulheres 65
ARUAQUES 65
Localização ocupavam as ilhas do estuário do rio Amazonas, e
a faixa costeira do Norte.
Áreas do rio Purus, parte oeste do Amazonas, do Juruá, do
Solimões, e do rio Negro
A principal área deste grupo era as Antilhas.
No Brasil o principal grupo era os Aruás, que segundo os
especialistas eram autores da cerâmica marajoara
As casa eram cônicas e cobertas de folhas de palmeiras
A aldeia tinha forma circular
Entre os povos ribeirinhos havia casas de palafitas
Tinham ornamentação rica e apurada técnica na elaboração de
adornos
Usavam [?]saiote de algodão tingido. (initi)
Praticavam a tatuagem e pintavam o corpo
Agricultura era desenvolvida
Mandioca, tabaco,
milho e batata [qual?]
Cerâmica, cestaria e tecelagem desenvolvidos
Religiosidade
Sol e a lua eram considerados antigos chefes e civilizadores
Sobrevivências totêmicas
Matrilinearidade
Poligamia
CARIBES, CARAÍBAS, CARIBAS 65
Habitavam em território brasileiro, a maior parte da área ao
Norte do rio Amazonas, do Jaí´[?]até alem do Rio Branco.
Fora do Brasil, moravam na Venezuela
Apropriaram de áreas dos povos Aruaques
Aldeias em foram circular 66
Casas de danças para rituais religiosos e mágicos
Palafitas
Não usavam tatuagens
Usavam pouca pintura no corpo
Depilavam-se completamente
Andavam nus
Organização Social
Família era matrilinear
O tio materno tinha a autoridade de pai
Algumas tribos conheciam a “couvade”
Praticavam festas da plantação, da colheita e ritos de
passagem
Fabricavam mascaras de madeira ou de palha representando
animais
As mascaras eram utilizadas nas danças ou pantomimas nas
festas
Agricultura 67
Mandioca, milho
e feijão
Conheciam enxada de pau
Praticavam caça e pesca com arco e fecha
Possuíam canoas aperfeiçoadas e fabricavam remos
Tecelagem rudimentar
Contribuições dos
povos indígenas para a Cultura Brasileira 68
e 69
Tipos de construções
Gêneros de alimentação
Processos de
Caça e
pesca
Tecelagem
Fabricação
de cestos
Instrumentos
de musica
Mitos
Lendas
Praticas religiosas
Receitas
Práticas recreativas
[plantas medicinais]
Mundéu ou alçapão 68
Arapuca
Bodoque
Rede, puçá de pesca
Complexo da mandioca
Milho no preparo de quitutes
Moqueca
Moquém
Fabrico de cestas de palha de bananeira ou de palmeiras
Figuras e utensílios de barro
Canoas
Uso do tabaco 69
Banho de rio
Pé descalça
Descansar ou defecar de cócoras
Uso de rede, gamela, cabaça
FONTE
DIÉGUES JUNIOR, Manuel. Etnias
e Culturas no Brasil. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exercito, 1980.
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