quarta-feira, 14 de novembro de 2012

POVOS INDÍGENAS: Contribuições para a Cultura Brasileira. Resumo de Grupo de alunas do 7ºsemestre Pedagogia/Unemat, campus de Cáceres


CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CÁCERES - JANE VANINI

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

DOCENTE: ANTÔNIO EUSTÁQUIO DE MOURA

                                                                                          

 

 

 

 

 

ROSILENE LOPES

SENIRA INÁCIO DA SILVA

FABIANA DE OLIVEIRA CANDIA

FERNANDA BENEDITA GARCIA DE MORAES

KELLY ALESSANDRA GARCIA BÁRBARA

 

 

 

 

 

 

 

POVOS INDÍGENAS: Contribuições para a Cultura Brasileira.

 

 

 

 

 

 

 

 

CÁCERES - MT

2012/02

As influências culturais indígenas decorreram  do contato com tribo de varias famílias ou grupos portadores de cultura entre si mais diferentes que semelhantes, onde os colonizadores e depois os colonos tiveram os primeiros contatos com essas tribos. É certo que, entre as tribos do grupo Tupi, as semelhanças de língua e de outros valores culturais permitem encontrar-se um certo grau de aproximação, embora não de unidade, mais particularmente foi com esses grupos que se tornaram mais intimas as relações luso-indígenas.

De modo que os traços ou complexos culturais de origem indígena que penetraram na formação da cultura luso-brasileira, interpenetrando-se com os trazidos pelos colonizadores, são quase sempre de tribos Tupis, isto não exclui evidentemente, a presença de elementos ou traços culturais de outros grupos indígenas, igualmente participando do processo trasnculturativo desde a colonização.

Podemos citar como principais grupos indígenas que tiveram influências significativas para o legado Brasileiro foram; Tupi, Jê, Aruaques, Caribes/ Caribas ou Caraíbas.

Muitas foram às contribuições que os povos indígenas deixaram como herança cultural para a cultura Brasileira, como muitos dos conhecimentos e instrumentos de pescas, várias plantas alimentares e medicinais, muitas palavras da linguagem corrente, muitos costumes locais, alguns fenômenos de mítica popular, varias danças plebeias e certo influxo na poesia anônima, especialmente no ciclo de romances de vaqueiros, muito corrente na região sertaneja do Norte, na famosa zona das secas, entre o Paraguaçu e o Parnaíba, a velha pátria dos Cariris.

Dessa generalização seria possível partirmos para o registro de uma enorme serie de traços e complexos de cultura deixados pelos indígenas: tipos de construção, gêneros de alimentação, processo de caça e pesca, de agricultura, de tecelagem, de fabrico de cesta, instrumentos de música, mitos, lendas, práticas religiosas e mágicas, receitas, atividades recreativas, música, palavras de linguagem corrente.

Assim o mundéu o alçapão; ou também  a arapuca, na caça de passarinhos, esta, e de quadrúpedes, aquele, o bodoque, a rede ou redinha, o puçá, a pesca a linha e o anzol, este primitivamente feito de osso, de pau ou de espinha de peixe, o arpão, o arco e a flecha, o uso de envenenar os peixes com certas folhas, frutos ou raízes são de origens indígenas.

De origem indígena também o complexo da mandioca, introduzido na alimentação do colonizador, a utilização do milho no preparo de vários quitutes, a moqueca, o moquém. O fabrico de cesta, utilizando-se a palha de bananeira ou de palmeiras, de figuras ou utensílios de barros, de canoas, de instrumentos de músicas são ainda traços culturais dos indígenas.

Vale ressaltar e demonstrar algumas dessas práticas presentes em nossa sociedade:

t       Segundo o folclore brasileiro, existia a lenda do curupira (ser habitante das florestas brasileiras), cuja principal atribuição seria proteger animais e plantas. Sempre recorrente nas lendas, o curupira tinha os pés com calcanhares para frente para confundir os caçadores. Conforme o historiador Sérgio Buarque de Holanda, o curupira não existiu, mas os indígenas tinham o hábito de andar para trás, para confundir os europeus e bandeirantes.

 

t       A vontade de andar descalço foi outro hábito que herdamos dos indígenas. Geralmente, quando chegamos em casa após um dia inteiro de trabalho ou estudo, a primeira coisa que fazemos é retirar o calçado e ficar certo tempo descalços. Muitas pessoas têm o hábito de sempre andar descalças quando estão em suas casas.

 

t       O costume de descansar em redes é outra herança dos povos indígenas. Quase sempre os índios dormem em redes de palha que se encontram dentro de suas ocas (suas habitações nas aldeias).

 

 

t       A culinária brasileira herdou vários hábitos e costumes da cultura indígena, como a utilização da mandioca e seus derivados (farinha de mandioca, beiju, polvilho), o costume de se alimentar com peixes, carne socada no pilão de madeira (conhecida como paçoca) e pratos derivados da caça (como picadinho de jacaré e pato ao tucupi), além do costume de comer frutas (principalmente o cupuaçu, bacuri, graviola, caju, açaí e o buriti).

Citamos aqui alguns pratos feitos com a utilização da mandioca e de seus derivados:

 

t             Da culinária indígena à base de mandioca foram adotadas a farinha fina, de carimã, o mingau e o beiju, também chamado de tapioca. O beiju simples é um bolo de massa fresca, úmida, passado pela urupema (peneira de fibras vegetais) para formar grumos, que devido ao calor ficam ligados; o beiju-ticanga, feito de massa de mandioca mole e seca ao sol; o beijuaço, redondo, feito como o beiju-ticanga, mas seco no forno; o beijucica feito de massa de macaxeira, em grumos bem finos; o beiju de tapioca, de tapioca umidecida, saindo da urupema em pequeninos grumos e quando pronto é enrolado; o caribé, que é o beijuaço posto de molho e reduzido a massa que, quando água é acrescentada, forma um tipo de mingau; o curadá, um beiju grande, feito de tapioca umidecida, em grumos maiores, levando castanha crua, depois sendo enrolado

 

t     Além da influência indígena na culinária brasileira, herdamos também a crença nas práticas populares de cura derivadas das plantas. Por isso sempre se recorre ao pó de guaraná, ao boldo, ao óleo de copaíba, à catuaba, à semente de sucupira, entre outros, para curar alguma enfermidade.

 

t       A influência cultural indígena na sociedade brasileira não para por aí: a língua portuguesa brasileira também teve influência das línguas indígenas. Várias palavras de origem indígena se encontram em nosso vocabulário cotidiano, como palavras ligadas à flora e à fauna (como abacaxi, caju, mandioca, tatu) e palavras que são utilizadas como nomes próprios (como o parque do Ibirapuera, em São Paulo, que significa, “lugar que já foi mato”, em que “ibira” quer dizer árvore e “puera” tem o sentido de algo que já foi. O rio Tietê em São Paulo também é um nome indígena que significa “rio verdadeiro”).

Os povos indígenas os primeiros habitantes do Brasil, deixaram para a sociedade brasileira uma diversidade cultural que foi importante para a formação da população brasileira.

 

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