STATUS E FUNÇÃO Resumo elaborado por Antônio Eustaquio de Moura em 2012
HOEBEL, E Adamson; FROST, Everett. L. Antropologia Cultural e Social. São Paulo:Cultrix, 1976.
Organização Social (Estrutura Social) são os modos padronizados,
segundo os quais os grupos e os indivíduos são organizados e relacionados uns com
os outros na Sociedade 147.
Cultura inclui um manual figurativo que representa as
tarefas principais que devem ser realizadas, as definições do trabalho das
pessoas chaves e as orientações especificas para desempenhar as funções
atribuídas.
As definições do trabalho e a designação das pessoas
especificas para desempenhá-lo pode ser chamada de Status Social.
As diretrizes para realizar as varias tarefas podem ser
chamadas funções 147
Instituição – é uma rede de processos centralizados em
certos interesses focais.
Carta de uma instituição consta de “declarações” que
expliquem por que a instituição existe e para que finalidade. 148
Os grupos de pessoas que desempenham as funções de qualquer instituição
constituem seu pessoal
NATUREZA DO STATUS
Status de um individuo – é uma posição social com referencia
aos outros membros da sociedade, enquanto determinada por um conjunto de
atributos ou a soma generalizada de todos os seus atributos, 149
Cada individuo tem tantos status quantas são as
características conhecidas do individuo na Cultura
Estas características são: 148
Idade
Sexo
Traços
corporais
Experiências
sociais especificas
Filiações
Também tem status que derivam de posse de certas combinações
de traços, por exemplo:
A sabedoria
A coragem
A cortesia
A
generosidade
A
serenidade. 148
Status Social - é a espécie generalizada de status de uma
pessoa [soma dos status que a pessoa tem] 148
Status Atribuído 149
São transmitidos aos indivíduos em virtude de:
- características biológicas inatas, como sexo,
idade e raça;
-
afinidades sociais preexistentes, como o status dos pais ou parêntese as associações involuntárias dentro das quais o
individuo nasce;
Status Atribuído - não universais
Incluem ocupações determinadas segundo casta, sobrenaturalismo
herdado, posse de riquezas herdadas, posse de herança herdada, posse de
parafernália religiosa e sociais herdadas, posição política herdada (realeza). 149
São atribuídos aos indivíduos pelo sistema social
No status atribuído o status vem primeiro e as funções são
dominadas subseqüentemente;
É possível herdar-se um status sem o domínio das funções
associadas ao mesmo.
Status Conseguido 149
É o que é obtido através de grande esforço, através de
competição
O individuo tem de dominar a função primeiro, antes de obter
o status.
[Exemplo
estudar e formar antes de começar a exercer uma profissão]
São os baseados em habilidades tecnológicas ou artesanato; no
sobrenatural, no estado conjugal e na liderança política 149
Status Conseguido não-universal. 149
Incluem os que se baseiam em habilidades [conseguidas com
esforço]
-
habilidades de caça
- destreza
em jogos e danças
- na
bravura e na estratégia na guerra
- na
capacidade de caçar
- na
aptidão em contar estórias
- na posse
ou distribuição de riquezas
- na
mutilação corporal]
- na
filiação em varias associações especializadas [CREA, OAB, Maçonaria]
As culturas [sociedades] que enfatizam o status conseguido
(adquirido) são marcadas pela mobilidade social interna, luta social, pela competição
e individualismo 149
As vantagens dos sistemas sociais que enfatizam os status
atribuídos esta em ter pouca tensão social e ansiedade
Hierarquia de status: posição
O sistema de status de toda a sociedade implica também certa
posição [hierarquia]
Status é diferente de posição
Status é um termo neutro que se refere somente à posição
Posição se refere ao status hierárquico – mais alta, mais
baixa
Status Elevado 150
É aquele que da prestigio. As atitudes relacionadas a ele
são de deferência, reverencia, submissão e subordinação daqueles que tem status
inferior
O prestigio traduzido em ação significa poder- a capacidade
de influenciar ou orientar o comportamento de outros.
NATUREZA DA FUNÇÃO 150
Função é o complexo consuetudinário de comportamento
associado com o status particular.
Cada pessoa tem múltiplos status e, portanto funções
diferentes
Diversas funções podem ser realizadas simultaneamente, mas a
intensidade com que são realizadas varia.
As funções de uma pessoa poderão estar ligadas a um guarda
roupa do qual se escolhe a roupa apropriada para diferentes ocasiões, que exige
freqüentes trocas. 151
Função pode ficar em estado latente ou inativadas ou
ativadas ou manifestadas
Status sexuais e
funções
A dicotomia de sexo é um fato biológico sobre o qual são
construídos os status determinados culturalmente. 151
Não esta estabelecido o que é biológico e o que é cultural
nas diferenças de sexo para todos os tipos de atividades 150
Certas funções fisiológicas [dar a luz, amamentar] são
ligadas ao sexo
Divisão Sexual das funções do trabalho 152/53
Embora cada sociedade divida o trabalho dos homens e o das mulheres,
o que é claramente trabalho dos homens em uma sociedade pode ser trabalho de
mulher em outra
Os estudos antropológicos encontraram no mundo certas
atividades que são mais atribuídas aos homens e outras que são mais atribuídas
as mulheres 152
Atividades mais comuns para as mulheres (em três quartos de
todas as sociedades) por poder ser realizadas, mas proximidades do fogo e das
crianças recém nascidas
Colher
alimentos e combustível
Moer grãos
e sementes
Prepara
provisões para guardar
Tecer
Trabalhar
com cerâmica, em cestos e esteiras
Trabalhos masculinos
Caça
Pesca (84%)
Pastorear
gado (mas não é valido para outros animais)
A participação de homens e mulheres na horticultura e na
agricultura varia de região para região
EM SUMA, aposição antropológica é que certos comportamentos
[atividades] ligados ao sexo tem base biológica, embora sujeitos a modificações
culturais dentro de limites. As funções
em qualquer sociedade devem ser observadas empiricamente [pois variam de uma
sociedade para outra] 152
Status e funções de
idade 153/54
Os status de idade são reconhecidos em todas as sociedades.
O mínimo universal inclui pelo menos três categorias: criança, adulto e pessoa
idosa 153
criança 153
Tem status baixo
Exceto em conseqüência de outro fator que não seja idade: principezinho,
quando lhe é atribuído qualidades sobrenaturais. 153
Idade adulta
Significa participação plena nas responsabilidades e privilégios
da sociedade.
Significa casamento, paternidade, vida política, religiosa,
econômica e de agremiação 154
[Lembrar
que em muitas sociedades existem ritos de passagem de criança para adulto, podendo haver testes rigorosos para
verificar se o jovem consegue suportar
alguns rigores da vida de adulto na referida sociedade]
Idosos 154
Status varia, em algumas sociedades tem status de respeito,
reverencia e privilegio em virtude de atributos que lhes são atribuídos por
causa da idade
Em outras sociedades a manutenção de pessoas idosas é um
luxo que muitas sociedades não conseguem manter. De forma que a prática do
senilicio era no passado praticado [exemplo entre os esquimós, vide filme
Balada de Narayama]
Nas sociedades estáveis a experiência dos mais velhos é
valiosa e respeitada
Nas sociedades (culturas) que se transformam rapidamente o
conhecimento dos idosos perde o valor por ser ultrapassado. 155
Status instáveis:
ritos de transição [de passagem] 155/56
As mudanças de status são freqüentemente apreendidas como
situações de crise.
Na transição de um status básico para outro, a pessoa deve
deixar o seu status anterior e ser incorporada em um outro.
Nesta fase intermediaria a pessoa em transição é vista e considera
a si mesma, com angustia
Ela esta deixando as funções familiares e não adquiriu as
funções novas.
Ela é imprevisível, perigosa – uma ameaça para si mesma e
para seus companheiros. Daí, em muitas sociedades, ser isolada, posta em
quarentena – as vezes ser “morta”ritualmente.
155
No clímax dos ritos de passagem ela renasce como uma pessoa
nova e mais amadurecida, bem instruída nas funções novas, pronta a ser
reincorporada na vida da comunidade. 155
A tortura nos ritos de puberdade de muitas tribos australianas
e africanas chega a extremos de crueldade. Mas essa crueldade pode ser vista
como tendo uma racionalidade funcional.
São atos que significam plenitude sexual e social dos homens num tipo de
sociedade que rejeita e suprime culturalmente a significação da mulher 155
Ritos de transição existem em movimentos contemporâneos da
mudança social como os “Black Power” e o pentecostal 156
Tendo a característica básica de ter um “compromisso
pessoal” assumido por um ato ou experiência que separa o convertido de maneira
significativa da ordem estabelecida (ou de uma posição anterior nesta ordem)
Funções dos ritos de transição
Através do ritual e da cerimônia, lança-se uma ponte por
sobre os abismos hiantes do medo e da duvida, ponte essa que leva os indivíduos
para além do estado de transição até chegarem sãos e salvos à terra firme do
novo status que os espera do outro lado. 156
Para os que dela participam e para os que a ela assistem, a
cena e a cerimônia dão a certeza de que, como o neófito renasce assim a vida e
a sociedade renascerão através dos intermináveis ciclos da regeneração 156
Aptidões e Status 156
Nem todos os status, realmente, estão ligados as fases
biológicas do ciclo vital. A divisão do
trabalho e das funções realizadas em cada cultura sempre reflete no sistema do
status das relações sociais.
Habilidade 156
Ela traz prestigio e alto status a quem a possui.
De modo geral este status esta abaixo do proveniente da
bravura militar, do sobrenaturalismo, da liderança política, da acumulação de
riquezas
Entretanto entre alguns povos (na Índia, África e Japão) a
habilidade não trazia nenhuma fama para os membros das castas inferiores
Riqueza e Status 157
A posse de riqueza não é, para os povos primitivos mais simples,
um status determinante de grande significação.
Entre alguns povos a distribuição de alimentos e haveres da
prestigio as pessoas.
A riqueza móvel dava alto status e a riqueza acumulada
trazia desprezo.
POTLATCH 158
Era uma instituição sofisticada de festas acompanhadas por uma
liberal distribuição de presentes pelo anfitrião e seus parentes aos hospedes
de outra linhagem ou tribo.
Não era a riqueza que dava o status, era a posse legitima de
prerrogativas honorificas, as quais estavam ligadas a nomes específicos e títulos,
que eram hereditários, mas que não podiam ser usados antes de terem recebidos
publicamente num Potlatch.
Status e funções do parentesco e maritais’1
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