sábado, 24 de novembro de 2012

Diversidade Sexual na Escola


Anotações sobre o livreto “Diversidade Sexual na Escola

Referencia Bibliográfica

BORTOLINI, Alexandre. Diversidade Sexual na escola. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008.

Resumo elaborado por Antonio Eustaquio de Moura/UNEMAT,campus de Cáceres em 2012
 

Perguntas chaves

Como a escola pode lidar com situações ligadas à orientação sexual dos alunos?

A sexualidade dos alunos e alunas é um problema da Escola?

A discriminação e a violência que sofrem os jovens homossexuais dentro da escola é um problema da escola?

O que uma professora ou um professor pode fazer diante de um ato de discriminação relacionado à orientação sexual

 

O texto se baseia nas atividades realizadas pelo projeto Diversidade sexual na escola/UFRJ em escola do interior e regiões metropolitanas do Rio de Janeiro,ao longo de 2006 e 2007.

 

Sexualidade por todos os lados

Nos anos 1960, teve inicio um processo de aprofundamento das mudanças sociais em relação ao comportamento e a sexualidade.  Os dois movimentos que mais contribuíram para essas transformações foram o movimento feminista e os movimentos gay e lésbicos.

 

Vivemos hoje um momento de transição, de transformação dos paradigmas de comportamento sexual e afetivo da nossa sociedade.

 

Como todo o momento de transição a realidade de hoje guarda varias contradições.

            Convivemos hoje com uma diversidade sexual maior

            Se mantém e até se reforçam atitudes preconceituosas,discriminatórias e violentas de pessoas,grupos e instituições conservadoras;

 

Este embate entre o novo e o conservador,entre a conquista de direitos e a repressão [dos novos direitos] ocorre em toda a parte: na família, no circulo de amigos, na comunidade,no trabalho e é claro na escola.

 

Nesse contexto, a escola entendida como uma instituição formada por seres humanos,país, mães, professores, alunos e funcionários,muitas vezes não é vista como um lugar onde a sexualidade deva ser expressada ou discutida. Em seu aparente silencio,na verdade,ela fala o tempo todo sobre sexualidade.

[...] Para citar exemplos mais modernos, a divisão por sexo nas aulas de educação física e os esportes atribuídos a meninos ou meninas; as filas de meninos e de meninas na educação infantil; as distinções sexistas de vestuário – meninos não podem usar brincos nem cabelos cumpridos; a forma dos professores tratarem alunos homens ou mulheres,com rispidez ou com delicadeza; a tolerância da violência,verbal e até mesmo física, entre meninos; a preocupação constante com a manifestação da sexualidade das adolescentes [...]

 

Uma pesquisa da UNESCO levantou que existem alguns pais que não querem a discussão direta sobre sexualidade na escola,mais constatou ,também que a maior parte dos responsáveis pelos alunos ,e a maioria de educadores e estudantes é favorável à discussão da sexualidade na escola.

 

Duas visões de discussão da sexualidade na escola

Nas escolas [onde a discussão sobre a sexualidade existe] a um embate entre a visão “higienista e biologizante” onde apenas o professor (a) de Ciências [ou de biologia] cabe a responsabilidade detratar deste tema

De outro lado existe a perspectiva interdisciplinar , onde a sexualidade deva ser tratada em diferentes momentos e sob diferentes perspectivas em todos os aspectos (biológicos, sociológicos, culturais,afetivos etc.) numa idéia de pluralidade e tolerância.

 

 

 

Mas o que orienta as posições institucionais da escola?

Como cada estabelecimento se coloca diante da sexualidade e, especificadamente, da diversidade sexual de seus/suas alunos/ alunas e professores/as?

Como cada escola lida com episódios de conflito, de agressão e de discriminação?

A escola trabalha para a superação desses preconceitos ou, ao contrário adota, nas suas práticas cotidianas,regras, rótulos e posturas que tendem a reproduzir, afirmar e incrementar atitudes discriminatórias, sexistas e homofobicas?

 

Conceitos

 

Como se dá o gosto por alguma coisa [objeto,comida,tipo de trabalho, musica,filme, pessoas etc.]

 

Os seres humanos não são completos em si mesmos, e buscam prazer em muitas fontes externas – a gente viaja, come, trabalha, estuda,vê filmes, tem filhos...

O porquê das pessoas terem vontades tão variadas e as diferenças na sua realização é um complexo que combina elementos culturais,biológicos e sociais.  A ciência ainda não dá conta dessas respostas.

Esses sentimentos são,direcionados a um objeto externo a si mesmo, e não dizem respeito ao que a pessoa é ou o que faz,mas é uma vontade subjetiva.

Uma das formas de encontrarmos prazer e completude nas nossas vidas são o amor e o sexo.

 

Orientação sexual e afetiva

[...] significa a atração ,o desejo sexual e afetivo que uma pessoa sente por outras [...]

 

Tipos de orientação sexual

            Homossexual quem sente atração por pessoas do mesmo gênero

            Heterossexual quem sente atração por pessoas do gênero oposto

            Bissexual        quem sente atração por pessoas de ambos os gêneros.

 

Existem grandes diferenças entre pessoas heterossexuais e entre pessoas homossexuais

Podemos pensar a existência de heterossexualidades e de homossexualidades

 

O desejo humano pode ser como um gradiente que vai da homossexualidade absoluta à heterossexualidade absoluta (com a bissexualidade exatamente no meio).  A maioria dos seres humanos está localizada dentro dessa gradação.

 

Conceito de gênero

Diz respeito ao conjunto das representações sociais e culturais construídas a partir da diferença biológica dos sexos. (PARAMÊTROS CURRICULARES MNACIONAIS- Pluralidade Cultural e Orientação sexual, 2.000, p.144).

 

Conceito de identidade sexual

Difere da orientação sexual e afetiva, que está diretamente relacionada ao meu desejo pelo outro.

 

A identidade sexual tem a ver como a pessoa se coloca diante da sociedade,com quais grupos, representações e imagens eu me identifico e me reconheço.

 

Identidades sexuais

            Gay

            Lésbica

            Travesti

            Transexual

            Bissexual

            Mulher heterossexual

            Homem heterossexual

                        Homossexual masculino discreto  [másculo, no armário, enrustido]

                        Mulher homossexual discreta [feminina, no armário, discreta]

 

Estas identidades não têm a ver só com a atração sexual e afetiva, mas ,mais do que isso, têm a ver com um jeito de ser, de se sentir, de vivenciar o seu afeto, com o compartilhamento de uma determinada cultura, música, lugares de encontro [...]

 

Quatro conceitos para entender a sexualidade humana.

Sexo, gênero, orientação sexual, e afetiva, identidade sexual

A maioria de nós quando crianças foi ensinada que só existiam duas possibilidades de combinações destes conceitos:

Sexo:masculino + gênero :masculino+orientação:hetero + identidade: homem hetero

Ou

Sexo:feminino + gênero:feminino + orientação:hetero + identidade:mulher hetero

Mas existem outras formas de combinação dessas características

 

 

Mitos e crendices sobre a homossexualidade

1 – Os homens gays são mais sensíveis e ótimos amigos;

2 – Numa transa entre dois homens, quem é passivo é mais homossexual do que quem é ativo;

3 – A homossexualidade é uma opção devida, uma escolha

4 – Todo o homem que faz sexo com outro homem é gay;

            - homossexualidades temporárias

5 – Existe muita promiscuidade entre nos homossexuais;

6 - O risco de pegar AIDS é maior entre homossexuais;

7 – Os jovens bissexuais na verdade estão passando por uma fase de indecisão.  Logo vão optar por um lado ou pelo outro.

8 – Homossexuais têm dificuldade de manter relações afetivas estáveis, como casamento, por exemplo;

 

Outros

A) Homossexuais freqüentemente são pedófilos

B) Não conseguem se controlar, sentem atração “por todo mundo”

C) A mulher lésbica é violenta

D) As mulheres lésbicas querem ser homens, ou semelhantes aos homens

E) Uma mulher homossexual é assim, pois nunca experimentou “um homem de verdade”

F) Os homens homossexuais fazem sexo Ana

G) Os homens homossexuais querem ser mulher ou ficar semelhante a uma mulher

 

 

Problemas na escola

- violência

-apelidos

-aceitação condicionada (ter de se portar bem)

- problemas com religiosos fundamentalistas

- omissão dos professoras/es nos casos de homofobia

- professores/as  e funcionários da escola não capacitados

 

Ganhos

- uso do nome social para os travestis e Transexuais

- uso do banheiro feminino

- uso de roupas femininas, ou masculinas

- Abrangidos/as pelos Direitos Humanos

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